GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 3 de abril de 2016

Sessão Azul reforça Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Hojé dia (2/4/2016) é Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Para marcar a data, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e o Serramar Shopping promovem a “Sessão Azul – Cinema Especial”, do filme Zootopia, às 10h, no cinema Centerplex.
Segundo a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ivy Monteiro Malerba, o objetivo é incentivar a participação social das famílias que, muitas vezes, deixam de realizar atividades cotidianas de lazer por causa do comportamento inerente aos autistas como, por exemplo, permanecer sentado por algumas horas em silêncio, de maneira concentrada, como é no cinema.
Por isto, a sessão respeita este comportamento e propõe pequenas adaptações. A exibição não terá as luzes apagadas por completo e o som será moderado para garantir o conforto por parte do público específico.
Crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes - familiares, amigos e profissionais da área - estão convidados. Os ingressos são gratuitos e limitados e dão direito a pipoca e refrigerante. Podem ser retirados na sede da Sepedi, Avenida Jorge Burihan, 10, Jardim Jaqueira, mediante cadastro da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Mais informações pelo telefone 3886-3050.
TEA – Trata-se um transtorno do neurodesenvolvimento infantil caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos, podendo apresentar também sensibilidades sensoriais.
Recebe o nome de espectro porque envolve situações e apresentações muito diferentes umas das outras, numa gradação que vai da mais leve a mais grave.
As pessoas com TEA têm dificuldade em estabelecer e manter relacionamentos, de entender algumas formas de comportamentos não-verbais como expressões faciais, gestos físicos e contato visual.
Azul - A cor azul foi escolhida pela instituição Autism Speaks, nos EUA, que propôs o Dia Mundial do Autismo à ONU, em 2008, por ser a cor tradicionalmente dos meninos, pois a incidência do autismo em meninos é quatro vezes maior do que em meninas. Neste dia, todos usam azul em alusão a data.

Nenhum comentário: