GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 3 de abril de 2016

Programa de Saúde da Família será ampliado

Caraguá conta com 22 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e 10 Equipes de Saúde Bucal, que cobrem 77% da população composta por 113 mil habitantes. Para que o atendimento chegue a 100% dos moradores, a Secretaria municipal de Saúde implantará mais oito equipes, totalizando 30 ESF com 15 Equipes de Saúde Bucal.
Até concluir o aumento do número de equipes, nenhum munícipe fica sem atendimento. Os 25 mil usuários que estariam fora da porcentagem total são recebidos pelas atuais equipes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas têm um tempo maior de espera para agendamentos, consultas, coleta de exames, dentre outros.  
Em decorrência disto, cresce o número de atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que funciona 24 horas. De acordo com a Secretaria de Saúde 500 pessoas são atendidas no local apenas no período das 8h às 20h.
Novas UBSs - O Secretário de Saúde, Juan Lambert, disse que serão implantadas mais quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ao longo do município.  A estimativa de tempo para a implantação das oito equipes de Estratégia Saúde da Família é de 90 dias – quatro equipes até 30 de abril e as outras quatro, inclusive as novas Unidades, até 30 de junho.
Lambert afirmou ainda que foi realizada nova territorialização do município, com o objetivo de identificar as áreas prioritárias onde serão implantadas as novas equipes.

Nenhum comentário: