GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Três garotos criam app que transforma smartphone em mouse

Mouse e smartphone

Alunos do Instituto Alpha Lumen de São José dos Campos (SP) criaram um app que permite que um smartphone desempenhe as mesmas funções que um mouse. A novidade foi batizada de Appointer.
Igor Cobra (15 anos), Jonathan Lima (17 anos) e Victor Hugo Pedrota  (13 anos) são os criadores do aplicativo. Para desenvolvê-lo, eles trabalharam durante fins de semanas por 3 meses. 
O funcionamento do app é todo baseado no acelerômetro. Presente em smartphones, essa peça é responsável por calcular movimentos feitos com o gadget.
É com base nos dados monitorados pelo acelerômetro, por exemplo, que as imagens no celular são exibidas na horizontal ou vertical conforme ele se move. O Appointer aproveita essa característica da peça para transformar os smartphones em mouse.
"Transmitimos essa movimentação percebida pelo acelerômetro para o computador via Wi-Fi e o smartphone passa a funcionar como se fosse um mouse", explicou Lima. De acordo com ele, o app tem alcance de até 300 metros dependendo do roteador envolvido na operação.
Para Lima, os amantes do games fazem parte do público-alvo do Appointer. "O aplicativo elimina a necessidade de carregar um mouse para poder jogar no notebook, por exemplo", explicou ele.
Outras vantagens do novo app são a liberdade de movimento (já que o smartphone não precisa estar apoiado em qualquer superfície para funcionar como mouse) e o fim da dor de cabeça com pilhas (necessárias para o funcionamento de mouse portáteis).
O Appointer conta com versões para Android e Windows Phone. "Ninguém tinha iPhone na época que desenvolvemos", explica Lima.
No momento, o app está passando por aprimoramentos e ainda não tem previsão de lançamento.
É bom lembrar que outros apps já existentes também cumprem essa função de transformar um celular em mouse - como o Remote Mouse.

Nenhum comentário: