GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Padre Alessandro receberá título de cidadão Caraguatatubense

O Poder Legislativo de Caraguatatuba realizará na próxima sexta-feira, 27 de setembro, a partir das 19h30, a sessão solene de entrega de título de cidadão caraguatatubense ao reverendíssimo Padre Alessandro Henrique Coelho.

A homenagem se dá por meio do decreto legislativo nº 234, de 01 de março de 2013, de autoria do vereador José Mendes de Souza Neto (Neto Bota), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município.

“Será um dia especial para Caraguá. A Câmara Municipal se orgulha de poder conceder essa honraria a uma pessoa maravilhosa como o Padre Alessandro, que há 26 anos veio morar em nossa cidade e tenho certeza que está aqui por amar essa terra. Fico muito feliz por ele e por Caraguá, que ganha mais um filho, um ser humano respeitado e adorado por todos”, falou Neto Bota.

Conheça mais:

Alessandro Henrique Coelho, o Padre Alessandro, nasceu no dia 13 de dezembro de 1975 na cidade de Franca/SP. É filho do Senhor  Denizar Miguel Coelho e de Dona Darei Ferreira Coelho. Tem dois irmãos, Alessandra, falecida algumas horas depois do parto e Marcelo Henrique Coelho.

Até os seus 12 anos, residiu na cidade de Franca, onde seus pais trabalhavam numa pastelaria. Desde jovem o Padre Alessandro já demonstrava sua religiosidade, pois participava da comunidade da Capelinha, nome carinhoso da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde participava das missas das crianças, catequese e terço nas famílias toda sexta feira.

Passando por dificuldades financeiras surge o sonho de buscar algo melhor na cidade de Caraguatatuba e em fevereiro de 1987 chega nesta cidade. Aqui residiu em vários bairros como: Casa Branca, Massaguaçu, Sumaré, Centro. Estudou na Escola Adaly Coelho Passos, onde hoje é está localizado o Polo Cultural que leva o mesmo nome.

Como a igreja era sua referência, não demorou muito para participar ativamente da Paróquia Santo Antonio, onde aos 12 nos foi Crismado.

Em 1988, seu pai recebeu uma proposta profissional para ir trabalhar da cidade de São Bernardo do Campo e, posteriormente, em Santo André, no ABC paulista. Como sua família passava por dificuldades financeiras o convite foi aceito. Nesse período ingressa em um grupo de teatro participando de festivais, figuração em televisão e apresentação de peças infantis em escolas. Porém sua vocação religiosa não é deixada de lado e nessa época participa da comunidade de fé na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Paulicéia, em São Bernardo.

No ano de 1989, a crise financeira novamente toma conta de sua família e retorno para Caraguatatuba é imediato.  Seus estudos são retomados na Escola Thomaz Ribeiro de Lima, onde termina o segundo grau.

Durante quase um ano fica afastado da igreja e depois de um questionamento de sua mãe em uma festa de Pentecostes, onde hoje é a Catedral Divino Espírito Santo no bairro do Indaiá, volta a participar ativamente da vida cristã. Nesse período conheceu o Pe. Luiz Carlos, então vigário paroquial da Matriz de Santo Antonio que realizava um trabalho com a juventude, cujo objetivo era o de despertar a consciência religiosa, política e social.

Em 1992, além de fundar o primeiro Grêmio estudantil da escola Thomaz R. de Lima dura, também tornando-se presidente.

Juntamente com a Pastoral da Juventude, organiza uma manifestação juvenil com mais de 2000 jovens a favor do impeachment do então Presidente da República, Fernando Collor de Melo.

No ano de 1993, após fazer acompanhamento vocacional, entra para o Seminário e muda-se para Santos/SP, sem contudo, deixar de participar da vida política de nossa cidade, já que nunca transferiu o seu título de eleitor.

Em Santos, forma-se em Filosofia pela Universidade de Santos, a Unisantos. Em seguida transfere-se para São Paulo para estudar Teologia.

Em 1999, depois da instalação da Diocese, decide voltar para Caraguatatuba pelo desafio da missão e amor pela cidade. Ordena-se diácono no dia 09 de dezembro de 2000, e Padre no dia 09 de junho de 2001, ambas na Catedral Divino Espírito Santo em Caraguatatuba.

Inicia seu ministério diaconal e depois presbiteral na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Ubatuba. Durante o tempo em que lá esteve, fundou novas comunidades e a Pastoral Afro, que desenvolvia trabalho no Quilombo Caçandoca.

Convocado pelo Bispo Diocesano. D. Fernando Mason, assume a função de assessor da Pastoral da Comunicação, Pastoral Presbiteral e Catequética.

Em 2003 assume a Animação Vocacional e a Reitoria do Seminário Diocesano Beato Anchieta da Diocese de Caraguatatuba, em Taubaté, permanecendo por 4 anos.

Mesmo muito ocupado com os seus afazeres da cidade taubateana, o Padre Alessandro, nos finais de semana, visitava Caraguatatuba e todas as comunidades do Litoral Norte. Neste período fez parte da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil) ajudando a organizar uma Escola para Formadores, na Faculdade Dehoniana em Taubaté.

Foi representante desta organização no Comire (Comissão Missionária Regional), quando participou de uma experiência de missão na Amazônia. Faz parte das Equipes de Nossa Senhora, movimento de acompanhamento de casais em Caraguatatuba.

A convite do Bispo Diocesano, Dom Antonio Carlos Altieri, fez o curso de formadores na UPS (Pontifícia Universidade Salesiana de Roma) durante 6 meses.

No ano de 2007 funda o Propedêutico São Domingos Sávio, junto a Catedral Divino Espírito Santo, em Caraguatatuba, no bairro do Indaiá, cuja finalidade era a de preparar jovens para ingressarem no Seminário e também assume como vigário paroquial da Catedral em Caraguatatuba.

Em 2009 assume como Pároco da Catedral Divino Espírito Santo e também como Vigário Geral da Diocese.

Como Pároco, dá continuidade a reforma da Catedral com grande apoio do Bispo e da comunidade; resgata a religiosidade da Festa do Divino;  organiza o Encontro Regional das Comunidades e Irmandades que celebram o Divino Espírito Santo, recebendo em Caraguatatuba mais de 12 (doze) cidades com o apoio da FUNDACC e INSTITUTO ABAÇAI, mobilizando neste último ano grupos étnicos e culturais do nosso litoral.

Além de suas funções religiosas, o Padre Alessandro faz parte da Comissão de Combate ao Tráfico de Pessoas Humanas do Litoral Norte e também participa como membro da Comissão de Folclore de Caraguatatuba.

Em 2011 acompanhou os jovens de Caraguatatuba em Madri, na Jornada Mundial da Juventude com o Papa. Acompanhou casais de Caraguatatuba no Encontro Nacional das Equipes de Nossa Senhora, em Florianópolis/SC.

Para finalizar Senhores Vereadores, há 11 anos, no chão desta terra, o Padre Alessandro se ordenou sacerdote para estar a serviço do povo, seja através de sua religiosidade, do social e de outros tantos serviços que presta em prol de nossa comunidade.

Ante o exposto, apresento a Sabor dos Nobres Pares o presente Projeto de Decreto Legislativo, que outorga ao Reverendíssimo Padre Alessandro Henrique Coelho, o Título de Cidadão Caraguatatubense, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade Caraguatatubense.

Nenhum comentário: