GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 14 de julho de 2013

Em debate, o momento da economia: juros em alta e PIB baixo

 A economia está dando cada vez mais sinais de fraqueza, mas mesmo assim, o BC BC elevou os juros esta semana pela terceira vez seguida. Não havia alternativa, a não ser esse "remédio amargo", porque a inflação acumulada em 12 meses chegou a 6,7%, superando o teto da meta. Essa é a avaliação dos economistas Samuel Pessoa, pesquisador do Ibre/FGV, e Paulo Gurgel Valente, diretor da Profit Consultoria, com que conversei no meu programa na Globonews.

Por conta dos dados ruins da atividade econômica nos últimos meses, Samuel acha que o ciclo de alta da Selic pode ser mais curto do que se imaginava há algum tempo. Para Valente, como o governo está olhando também o lado eleitoral, nesse momento anda mais preocupado em segurar a inflação do que com o crescimento. Segundo o economista, o Brasil deixou de aproveitar o período de bonança, de 2003 a 2006, com a alta dos preços das commodities, para fazer os ajustes necessários na economia e corrigir problemas históricos.
Eles lembraram que nas manifestações de junho, também havia insatisfação em relação a alta dos preços. No primeiro semestre, a inflação de alimentos foi muito forte, afetando ainda mais os consumidores de menor renda. Com dois anos de crescimento baixo - em 2012, o PIB teve expansão de apenas 0,9% e, em 2013, deve ficar próximo de 2%, o que se tem, segundo Samuel, é um cenário de crescimento baixo e inflação alta, quase de estagflação.
Para o economista da FGV, a resposta que a política econômica deu à crise de 2008 foi errada, pois acabou aumentando o papel do Estado na economia. Agora, segundo ele, o Brasil está sentindo os efeitos dessa medida.
Os analistas acham que o desemprego pode crescer um pouco no segundo semestre.
Vejam abaixo o programa na íntegra:

Nenhum comentário: