GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 23 de setembro de 2012

impressões: futura confere seminário sobre jornalismo contemporâneo



O Canal Futura esteve presente no seminário midia.JOR, em São Paulo, realizado pelo portal e revista IMPRENSA, para participar de diálogos sobre o jornalismo na contemporaneidade e a influência das novas mídias. O evento teve a presença de grandes nomes do jornalismo e tornou-se uma referência para profissionais de comunicação, estudantes e professores que se interessam por novas tecnologias. Entre os pontos altos do seminário, destaca-se a rapidez com que a tecnologia transforma e cria novas práticas profissionais.
Ainda não se sabe como garantir a credibilidade de uma notícia nas redes sociais. A frase não chega a ser nova, mas, devido ao ritmo frenético de mudanças tecnológicas – vide o lançamento do Iphone 5 recentemente na Califórnia -, se tornou censo comum no discurso de alguns especialistas em comunicação. Durante seminário MidiaJor, promovido pela revista IMPRENSA, ouvi repetidas vezes o conceito de que o trabalho do jornalista não é mais o mesmo e que profissionais do setor deveriam sair da zona de conforto caso queiram conquistar novas experiências no mercado de trabalho.
Pelo visto, não basta escrever bem. Dizem os espertos que o comunicador atual deve estar apto a múltiplas tarefas para dialogar melhor com seus leitores, telespectadores e internautas. Concordo, apesar de entender que transições são necessárias em um mercado em franca ebulição e que foi construído no Brasil desde a chegada da imprensa com a corte portuguesa. Se você nunca ouviu falar em expressões como Google Plus, Instagram ou Pinterest, provalmente não deve fazer ideia do que pode mudar na vida de um comunicador desta geração quando o assunto é linguagem para web. De qualquer maneira, entender bem o contexto dos que estão recebendo a notícia é fundamental, uma vez que a fonte das próprias informações pode ser múltipla e originária de um perfil com milhões de seguidores nas redes sociais.
E aí? Como lidar com a apuração de algo intangível, como o comentário de um usuário do twitter ou facebook? Não sei, mas deixo aqui algumas dicas. Os sites Mashable e Socialnomics fazem uma leitura bem interessante sobre o uso das redes sociais pela imprensa norte-americana e apontam caminhos para apuração de notícias a partir da colaboração do público. Outra fonte que vem usando produção colaborativa para reportagens é o Storyful. Vale conferir!

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