GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 14 de abril de 2012

Representante da região defende proposta que transforma corrupção em crime hediondo

Sebastião Silveira Passareli, delegado representante do Litoral Norte na 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social, defendeu a proposta de transformar a corrupção em crime hediondo e inafiançável, com leis e fiscalização rigorosas, como o fim da prescrição para quaisquer crimes que acarretem apropriação ilegal de recursos público e o agravamento de pena se o desvio tiver relação com verbas destinadas a Saúde e Educação. Durante o evento, que encerrou no dia 1º foi elaborado mais de 800 propostas, que sintetizadas em 20 seguiram a Brasília, onde haverá a conferência nacional em maio, para posteriori seguir a Câmara e Senado, e se aprovado, ser tornar lei. “Hoje (a corrupção) não se caracteriza como crime nenhum. Se faz muita propaganda, mas não acontece nada com os corruptos”, analisa Passareli.
O nome de Passareli foi escolhido durante o mês de fevereiro, onde houve a conferência municipal sebastianense, realizada com o intuito de promover, incentivar e divulgar o debate e o desenvolvimento de novas ideias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento e controle da gestão pública. “Fui escolhido para representar São Sebastião, mas chegando a São Paulo não havia mais ninguém do Litoral Norte, então me apresentei como representando da região, devido à importância do tema para a nossa realidade”, explica.
Passareli conta que o evento foi dividido em quatro eixos – promoção da transparência pública, mecanismos de controle social, atuação dos conselhos de políticas públicas e diretrizes para a prevenção e combate à corrupção. A avaliação e debate de tais eixos por 497 participantes, entre sociedade civil, poder público, conselhos de políticas públicas, observadores e convidados, geraram 857 propostas, que se resumiram em 20 para dar sequência ao trâmite de políticas públicas. “Só no primeiro eixo houve 257 propostas”, comenta.
Entre as propostas que seguiram para o Distrito Federal foi a de abolir o voto secreto em qualquer votação nos três níveis de governo, em todas as matérias, com justificativa de todas as votações, a criação de um Sistema Nacional de Cadastro de Pessoas que, de alguma forma, praticaram algum ato de corrupção, impeça nova participação em qualquer setor da vida pública, a alteração da legislação para que, quando o aumento salarial dos parlamentares for superior aos índices de inflação, haja referendo popular, incluir no currículo de todos os níveis de ensino público e privado, conteúdos de Educação Fiscal e Política, entre outros. “Há também a proposta de criar um conselho de controle social deliberativo composto por presidentes de todos os conselhos municipais”, revela.
De acordo com Passareli, as 20 propostas encaminhadas a Brasília servem como sugestões aos vereadores locais. “É um caderno (as 20 propostas) 100% aplicáveis e que aumenta o controle das ações públicas”, considerou.

Nenhum comentário: