GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Região demite mais de 2,6 mil pessoas em março; Ubatuba tem o pior desempenho no mês

Dados foram divulgados ontem pelo Caged e mostra que os setores de comércio e serviços foram os que mais dispensaram funcionários em função do final da temporada de verão

O mês de março terminou com o fechamento de 372 vagas de trabalho no Litoral Norte. O município de Ubatuba foi o que teve o pior desempenho, quando 184 pessoas deixaram de ter a Carteira de Trabalho assinada. A melhor colocação ficou com Caraguatatuba que reduziu 22 vagas. Os dados foram apresentados esta semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.
No total, 2.618 pessoas foram demitidas no mês passado, enquanto 2.246 foram contratadas. Conforme o levantamento, os setores de prestação de serviço e comércio foram o que contribuíram para este resultado negativo. Juntos, eles somam 2.275 do total de demitidos. Uma das explicações é o fim da temporada de verão que culmina com a dispensa de pessoas contratadas por cerca de três meses para atender a demanda de público.
No caso de Ubatuba, foram registrados 439 novos postos de trabalho em março, mas ao mesmo tempo houve a dispensa de 623 pessoas, o que dá o resultado negativo de 184 vagas. Na sequência, a cidade que mais dispensou foi Ilhabela, que para as 227 vagas abertas, fechou 337, uma queda de 100 novos postos. Em São Sebastião, o Caged aponta o fechamento de 66 postos quando 723 trabalhadores foram dispensados e 657 contratados. Já em Caraguatatuba, o levantamento aponta que foram 923 contratações contra 945 demissões, o que representa 22 postos a menor. Ainda assim, o setor de comércio teve uma variação positiva na cidade de 1,46% porque contratou 454 e demitiu 356, ou seja, mais 98 pessoas tiveram a carteira de trabalho assinada. Em Ilhabela, a variação neste setor foi de 2,03%, ou seja, 28 vagas a mais para 59 demissões e 89 contratações.
Outro dado interessante do Caged é que o setor da construção civil ainda é o que tem aquecido o mercado no Litoral Norte. Foram 232 admissões contra 218 dispensas, com destaque para São Sebastião, responsável por quase a metade, 113, do resultado positivo do setor, enquanto Ilhabela contratou 15 e demitiu 43 pedreiros, encanadores, ajudantes.
Com o fechamento do mês de março, o Caged aponta que a região permanece com quadro negativo de perda de vagas de trabalho. No acumulado dos três primeiros meses do ano a região perdeu 747 postos de trabalho – 7.258 contratações contra 8.005 demissões – sendo que a maior baixa foi registrada em Caraguatatuba com 492 dispensas, seguida por Ubatuba com 454 e Ilhabela com 40. Destaque positivo foi para São Sebastião que de janeiro a março teve abertos 239 postos novos de trabalho. Já no acumulado de um ano, Caraguá foi a única cidade que teve desempenho negativo, sendo que as dispensas na construção civil contribuíram para o resultado. Isso teria ocorrido em função do término das obras da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) que em anos anteriores colocaram o município na frente no quesito contratação.
Os dados mostram ainda que, proporcionalmente, São Sebastião foi a que teve melhor desempenho com 322 pessoas com carteira assinada. Ilhabela e Ubatuba também somam dados positivos nos últimos 12 meses.

Nenhum comentário: