GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Escolas municipais da região participam de programa de capacitação de professores “Energia Boa”

A EDP Bandeirante, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP no Brasil, capacitará entre março e abril aproximadamente 900 professores do ensino fundamental da rede pública municipal, de 11 municípios do Estado de São Paulo, por meio do Programa Boa Energia nas Escolas.
No Litoral Norte São Sebastião e Caraguatatuba foram contempladas pelo programa. Em Caraguá, 12 escolas participarão da capacitação, no qual 60 professores irão participar do programa que atingirá aproximadamente 6.978. Em São Sebastião serão 14 escolas, 36 professores e 8.067 contemplados.
De acordo com a Secretaria de Educação de Caraguatatuba, o programa tem o objetivo de conscientizar os professores sobre a necessidade de economizar energia elétrica. O professor será capacitado para se tornar um multiplicador desse conceito na sala de aula com os alunos. Os benefícios ao município serão a diminuição da energia consumida nas residências. O programa prevê mudanças de hábitos.
As escolas em Caraguá são EMEF Profª Antonia Antunes Arouca, no Massaguaçu, EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro, no Jetuba, EMEF Benedita Pinto Ferreira, na Casa Branca, EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, na Martin de Sá, EMEF Profª Adolfina Leonor Soares dos Santos, no Sumaré, EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar no bairro Estrela D’alva, EMEF Prof Lucio Jacinto dos Santos, no Tinga, EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira, Jardim Gaivotas, EMEF Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, na Praia das Palmeiras, EMEF Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo, EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira, no Travessão, EMEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, no Perequê-Mirim. A Prefeitura de São Sebastião informou que professores e coordenadores da rede municipal de ensino já participaram no último dia 6, na EM Topolândia, de um curso de formação sobre o projeto “Boa Energia nas Escolas”.
De acordo com a prefeitura o orientador Valter Ebran, da empresa Bandeirante, ministrou o curso. O objetivo é que o professor possa desenvolver com os alunos, de forma interdisciplinar, os temas relativos ao combate e ao desperdício de energia elétrica na unidade escolar e na residência.

Como será feito

O curso, que acontece na instituição de origem dos educadores, pretende desenvolver conteúdos sobre o uso eficiente de energia elétrica para que os professores disseminem, de forma interdisciplinar, a informação para os estudantes em sala de aula. A iniciativa conta com uma unidade móvel de ensino (UME) que passará nas cidades da área de concessão da Distribuidora até o final de 2012, desenvolvendo atividades lúdicas com os estudantes.
O programa tem como objetivo a conscientização da comunidade escolar. Para isso, qualificará educadores para torná-los agentes multiplicadores dos conceitos do uso eficiente e seguro da energia elétrica, por meio de ações presenciais e pela metodologia Procel Educação, que pretende incluir no processo educativo formal ações complementares aos currículos, visando a difusão da eficiência energética entre professores e alunos das redes pública e privada de ensino do país.
Durante o curso de capacitação, a EDP Bandeirante disponibilizará todo o material didático e pedagógico. Os professores receberão livros, um jogo educativo, um álbum seriado e um vídeo educativo que serão doados e trabalhados nas instituições.
A unidade móvel de ensino ficará disponível em alguns municípios do Alto Tietê e Vale do Paraíba. A UME é um laboratório sobre rodas em que os estudantes das escolas parceiras da EDP no Brasil poderão utilizar para realizar diversas atividades interativas relacionadas com energia elétrica, entre elas: meio ambiente, geração, distribuição, experimentos e consumo racional. O ambiente personalizado permite, de forma lúdica, o conhecimento das etapas e processo de fornecimento de energia, visando a sustentabilidade e o consumo consciente.

Nenhum comentário: