GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Prefeituras da região comemoram diminuição nos casos de dengue na primeira quinzena do ano

As prefeituras do Litoral Norte confirmaram a informação de que os casos de dengue na região tiveram menos incidência nos primeiros 15 dias do ano em um comparativo com o mesmo período no ano passado.
Segundo a Vigilância Sanitária das cidades de São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, o recuo no número de casos positivados se deve a grande mobilização de agentes de saúde, e devido a conscientização e colaboração da população na erradicação do mosquito Aedes Aegypti através de ações direcionadas.
Em Caraguatatuba, a primeira quinzena do ano registrou 16 casos notificados, três foram negativados, e o restante ainda aguarda confirmação.
De acordo com a prefeitura de Caraguá, até o momento, nenhum caso foi confirmado como positivo neste ano de 2012. Já em janeiro de 2011 foram 27 notificações, oito confirmados e 42 negativos.
O Centro de Controles de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba alertou sobre os perigos da dengue neste verão, ressaltando que neste período é importante usar repelentes para se proteger contra o mosquito transmissor e também eliminar os criadouros.
Segundo o CCZ, é importante manter o quintal e jardim das residências limpos, e retirar os objetos que possam acumular água, como tampinhas, embalagens, pratos de vasos e pedaços de brinquedos.
O Centro de Controle de Zoonoses reforçou que é imprescindível manter a caixa d’água e lixeiras bem fechadas; além de encher de areia os pratinhos de planta; remover folhas que obstruam as calhas; e não deixar água de chuva acumulada sobre lajes.
Nesta temporada, os agentes de saúde e do Centro CCZ estarão realizando ações de combate à doença com orientações nas praias, trabalhos de nebulização em bairros que apresentam casos positivos, bloqueio mecânico quando surgem suspeitas, além de visitas em pontos estratégicos, imóveis especiais e nas casas de temporada.
O município de Ubatuba, de acordo com a prefeitura, os números em relação à dengue são melhores do que os do ano passado. Atualmente, são 15 notificações, tendo um sido suspeito em dezembro e positivado no dia 6 de janeiro. No mesmo período do ano passado foram notificados 34 casos suspeitos.
A prefeitura informou que segue com as ações de rotina, que são realizadas durante todo o ano. Porém, intensificou o acompanhamento de armadilhas, na identificação de áreas mais infestadas e de criadouros mais comuns. O município iniciou a temporada com índice de infestação menor que 1%. Também são realizadas ações pontuais com cada caso suspeito. Nos casos confirmados, a equipe vai ao local, investiga e realiza a aplicação química no lugar. Além disso, continua sendo feita a orientação da população, com trabalho casa a casa.
Em Ilhabela foram registradas 16 notificações nestes primeiros dias do ano, contudo, nenhum caso foi positivado até o momento. Segundo a prefeitura, a incidência no município diminuiu, pois em 2011 (de 01 a 13 de janeiro) houve nove suspeitas, sendo um caso confirmado. Neste ano, até o momento, não houve nenhum caso confirmado, apenas suspeitas.
A prefeitura de Ilhabela salientou que, por meio do Plano de Intensificação das Ações de Controle da Dengue (PIACD), está bloqueando os possíveis criadouros e realizando visitas diárias casa a casa em todos os bairros da cidade, fazendo pessoalmente a orientação à população.
A equipe visita pontos estratégicos que são criadouros em potencial como estabelecimentos comerciais que fornecem produtos atrativos para os criadouros como borracharias, floriculturas, depósitos de materiais de construção, marinas, entre outros.
São Sebastião também tem motivos para comemorar, neste início de ano foram notificados 10 casos de suspeitas de dengue. Entretanto, nenhum foi confirmado. Segundo a prefeitura, em relação ao mesmo período do ano passado houve uma diminuição no registro de notificações.
De acordo com a prefeitura, agentes de combate às endemias estão realizando arrastões pelo município contra o mosquito da dengue. De 3 de janeiro até 3 de fevereiro de 2012, o trabalho será feito em Maresias e Boiçucanga, na Costa Sul. Já na Costa Norte, o arrastão acontecerá entre os dias 6 e 17 de fevereiro de 2012. Os agentes estão treinados para a detecção e retirada de possíveis criadouros do mosquito.
A secretaria de Saúde (Sesau) ressaltou que o controle da dengue em São Sebastião é realizado durante todo o decorrer do ano, sendo intensificado em épocas críticas, porém, o sucesso no controle da doença só poderá ser alcançado quando 100% da população desenvolver atitudes cooperativas, solidárias e responsáveis.

Nenhum comentário: