GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Fiéis vão levar só nove minutos para chegar à Igreja da Penha

Em obras: o novo plano inclinado que ligará, de forma direta, o Largo da Penha às escadarias da Igreja da Penha Foto: Urbano Urbiste / Extra
Depois de tantos anos isolada por conta da violência, a Igreja Nossa Senhora da Penha está ficando cada vez mais integrada à Zona Norte. A partir de março de 2012, será possível chegar ao santuário embarcando num bondinho sob trilhos em um segundo plano inclinado que ligará o início das escadarias da igreja até uma estação no Largo da Penha, próximo ao Parque Shangai. A obra permitirá o acesso direto do visitante até outro plano inclinado que funciona há oito anos, que é uma opção para quem não quer subir os 382 degraus até a igreja, uma das mais tradicionais do Rio.
O percurso todo será feito em apenas nove minutos, de acordo com estimativas da RioUrbe. O novo trecho será feito em seis minutos, enquanto a subida até a parte alta, em três. Segundo Guilherme Alonso, diretor da RioUrbe, o trajeto que está sendo construído tem 220 metros, interligados por duas estações: 160 metros ligarão o Parque Shangai à segunda estação, de onde o visitante entrará em um plano inclinado e subirá mais 60 metros para chegar às escadarias. De lá, poderá pegar o plano inclinado já existente — ou subir a pé os 382 degraus — até a Igreja da Penha.
Transcarioca
Alonso adianta que o investimento é de R$ 17,6 milhões.
— Nossa previsão é que tudo fique pronto em março do ano que vem. Vai ser benéfico para a população da região, pois o traçado da Transcarioca passa pela Avenida Brás de Pina, e, com isso, vamos melhorar a acessibilidade para os visitantes, e até mesmo integrar com a Rua Nicarágua, a Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão — afirmou Alonso.
Uma parte do trajeto de 160 metros será sob trilhos e outros 60 metros do plano serão inclinados. As cabines, explica o diretor da RioUrbe, serão panorâmicas e terão capacidade para transportar 25 passageiros.
Telhado verde
Além das estações, que receberão telhado verde para integrar com a paisagem, o novo plano inclinado contará com uma plataforma de chegada, com cobertura em estrutura metálica, pisos revestidos e iluminação reforçada, segundo a RioUrbe. Alonso prevê ainda a revitalização do parque de diversões e melhorias na igreja, como a recuperação do telhado, limpeza e pintura dos muros do entorno do santuário.
Para o padre Serafim Fernandes, os investimentos anunciados pela RioUrbe ajudam a resgatar a tradição religiosa do Santuário da Penha. Com o novo acesso em construção, a expectativa é que o número de visitantes aumente após março de 2012. Neste mês de outubro, a igreja recebeu de 20 a 25 mil fiéis a cada domingo.
— A igreja ficou esquecida por muitos anos. Mas estamos recuperando os fiéis e os visitantes — disse o padre, responsável pelo santuário.
Todos os domingos
Morador da Penha, o aposentado Luciano Alves Filho, de 66 anos, disse que o novo projeto irá facilitar a visita que faz toda semana à Igreja da Penha.
— Vou todos os domingos, é um local que não deixo de ir, tanto para apreciar como para agradecer — afirmou o aposentado, que torce que as obras — 30% do cronograma já foi concluído — estejam finalizadas realmente até março do ano que vem.
Já para a dona de casa Eliete Capistrano, de 43 anos, o novo plano inclinado vai facilitar a chegada à Vila Cruzeiro, onde mora:
— Tomara que fique pronto logo, para eu não ter que subir essa ladeira todo dia. Na verdade, o ideal seria um transporte público melhor para a Vila Cruzeiro, mas acho legal a ideia do plano inclinado.
A notícia de que o parque de diversões será revitalizado animou as crianças da Penha.
— Posso vir todo domingo para a missa, mas quero brincar no parque também — afirmou Luana Capistrato, de 7 anos.



Nenhum comentário: