GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Município defende aplicação dos royalties na saúde durante Conferência Estadual

Representada pelo chefe da Divisão de Planejamento e Finanças da Secretaria Municipal de Saúde, Henrique Simões Rodrigues da Silva, Ilhabela participou da 6ª Conferência Estadual de Saúde entre 31de agosto e 2 de setembro, em Serra Negra. Maria Aparecida Piedade, técnica da secretaria municipal de Saúde de São Sebastião também participou do evento apoiando as causas da região do Litoral Norte.
Na etapa regional da conferência, um dos assuntos abordados pelos representantes municipais foi a instalação de um Hospital Regional, que descentralizaria o atendimento, além de economizar custos com transporte dos munícipes e aumentar a segurança com a redução do itinerário.
Na conferência estadual participaram cerca de 700 delegados eleitos entre os usuários e trabalhadores do sistema de saúde que tiveram como tema central: “SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”.
Segundo Henrique Simões, depois de muitas discussões polêmicas e a reversão de uma das votações, os participantes concluíram pela defesa da proposta da criação de legislação nacional para a regulamentação da aplicação de royalties do petróleo na saúde pública.
Da conferência surgiu um documento político denominado “Carta de Serra Negra”, elaborado coletivamente pelos delegados que defenderam alguns compromissos e diretrizes para gestão do SUS em caráter estadual e nacional, o fim da privatização do SUS paulista e a retomada da gestão pública dos equipamentos e serviços de saúde, hoje administrados por Organizações Sociais.

Conferência em Brasília

O arquipélago representará o Litoral Norte na 14ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, que em novembro próximo analisará os avanços e retrocessos do SUS e deverá propor diretrizes para diversos segmentos da sociedade.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, defende a garantia de uma fonte segura de financiamento da saúde que seriam os royalties. “Ilhabela é a primeira do estado em gastos com recursos próprios na saúde pública e os royalties permitiriam o aporte financeiro principalmente para o Hospital Municipal que atende munícipes, turistas e veranistas”.

Nenhum comentário: