GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Falta de medicamento que combate anemia prejudica tratamento de pacientes Pacientes de São José dos Campos precisam do medicamento em falta

Um medicamento utilizado para tratar fortes anemias está em falta na Rede Estadual da Saúde. Uma situação que prejudica quem depende desse remédio em São José dos Campos. Na rede particular, o tratamento de um mês custaria 6 mil reais.

A desempregada Viviane Moreira tem hepatite C. A medicação usada para combater a doença provocou uma forte anemia. O remédio que ela precisa tomar para regular a produção de células vermelhas no sangue, o eritropoetina, é fornecido de graça pelo estado, mas está em falta.


Ela começou a ser medicada em maio. Durante um mês tomou injeções que estavam na reserva da unidade de especialidades de saúde, da prefeitura. Há dois meses, o estoque acabou. A família não tem condições de comprar o medicamento.


Pela lei, medicamentos de alto custo devem ser fornecidos pelo estado, sem interrupção. Em nota, a Secretaria de Saúde admitiu que houve um desabastecimento no remédio tomado pela paciente e informou que está providenciando uma nova compra. O medicamento só deve estar disponível dentro de 20 dias.


O médico Itamar Cóppio, especialista, disse que a falta do remédio pode agravar o quadro clínico da paciente. “Tem que ver a gravidade disso. Ela deve procurar o serviço de emergência que é o Hospital Municipal e repor as necessidades dessa anemia que ela está tendo”.

Nenhum comentário: