GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Otan reconhece dificuldade para derrubada militar de Gaddafi


Otan reconhece dificuldade para derrubada militar de Gaddafi

TRÍPOLI (Reuters) - Forças do governo líbio tentaram invadir a cidade sitiada de Misrata nesta sexta-feira, enquanto generais da Otan admitiram que os ataques aéreos da aliança militar não bastam para ajudar os insurgentes a retirar Muammar Gaddafi do poder à força.
Misrata, único bastião rebelde no oeste do país, está sob cerco das forças de Gaddafi há semanas. Na sexta-feira os insurgentes disseram que tropas governamentais avançavam nos distritos do leste e combatiam os rebeldes nas ruas.
'Tentaram avançar e entrar na cidade pelo leste, por uma área chamada Eqseer, que é povoada. Os rebeldes os confrontaram e os embates continuam', disse Hassan al-Misrati, porta-voz dos insurgentes, à Reuters.
O único front ativo da guerra, ao longo da costa do Mediterrâneo em torno das cidades de Brega e Ajdabiyah, no leste, está em um impasse há uma semana, com os dois lados realizando progressos e retiradas atrás de linhas seguras de noite.
O general Carter Ham, chefe do Comando dos EUA na África, disse na quinta-feira que o conflito está se estagnando e que é muito improvável que os rebeldes consigam abrir caminho até Trípoli e depor Gaddafi.
As esperanças de que a cobertura aérea ocidental e os ataques às forças de Gaddafi fariam a balança pender a favor dos rebeldes evaporaram à medida que as tropas do governo posicionaram suas forças mecânicas perto de áreas civis, que a Otan reluta em atacar.
SOLUÇÃO POLÍTICA
A porta-voz da Otan, Oana Lungescu, adotou postura semelhante à de Ham nesta sexta-feira.
'Sempre deixamos claro que não há solução puramente militar para este conflito. Por isso é tão importante encontrar uma solução política, e nisso não há impasse', disse ela. Os rebeldes rejeitaram conversações de paz com Gaddafi.
Lungescu, como outros oficiais da Otan, expressou frustração com a dificuldade de atingir as tropas de Gaddafi evitando baixas civis.
'O fato de vermos tropas de Gaddafi usando carros de passeio torna difícil saber quem é quem. Estão usando escudos humanos e estacionando tanques perto de mesquitas e escolas, então é muito difícil mirar qualquer equipamento militar sem causar baixas civis', declarou ela em uma entrevista em Bruxelas.
A confusão no campo de batalha deserto causou incidentes de 'fogo amigo', o mais recente na quinta-feira, aumentando a revolta dos insurgentes.
Eles afirmam que cinco de seus combatentes morreram quando aviões da Otan bombardearam uma coluna de 20 tanques retirados de um depósito que rumavam para o oeste de Ajdabiyah para reforçar o front em torno de Brega. A Otan admitiu na sexta-feira que sua força aérea provavelmente é responsável pelo incidente.

Nenhum comentário: