GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 19 de julho de 2016

Caraguá participa da Semana Mundial de Aleitamento Materno

Programação terá amamentação na praça com ensaio fotográfico, palestras e exposição de fotos.
 Em defesa do direito à amamentação em qualquer lugar, Caraguá promove palestras e encontros para celebrar a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2016.
O evento será realizado em 120 países, oficialmente entre os dias 1º e 7 de agosto e é considerado um importante meio para incentivar a amamentação. O tema este ano é “Aleitamento Materno: Presente saudável, futuro sustentável”.
Em Caraguá, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami), participa da ação desde 2014. Para a coordenadora do Ceami, enfermeira Ana Cláudia Ferreira de Oliveira Tripac, o objetivo da ação é incentivar o aleitamento materno, apoiar as mães em suas dificuldades para amamentar e acompanhar o desenvolvimento da mãe e do bebê.
De acordo com a Rede Brasileira de Banco de Leite Humano, a Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.
Em 2016, o evento traz um tema amplo e que segue paralelo à situação atual do mundo: o desenvolvimento sustentável. O tema exige uma reflexão que ultrapassa os limites da questão ecológica da amamentação.
Amamentar é reduzir morbidades, mortalidade, desigualdades, violência, danos ambientais. Amamentar é promover a vida e a saúde e, melhorar sua qualidade, é intensificar as relações sociais, é um resgate cultural da condição humana, é segurança alimentar e nutricional, é reduzir impactos ambientais, é sustentável.
Programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM 2016
Agosto
Praça Cândido Motta – Centro
Segunda-feira (1º)
13h - Hora do Mamaço – Amamentação na Praça Cândido Motta
Exposição de fotos de mães amamentando em ensaio fotográfico na Praia do Capricórnio, produzido pela fotógrafa Thaís Goulart. Sorteios de Baby Sling e camisetas do Ceami.
15h – Palestra: “Benefícios do aleitamento materno para mãe e bebê”, com a coordenadora do Centro de Atendimento Materno Infantil, enfermeira Ana Cláudia Ferreira de Oliveira Tripac, e a fonoaudióloga Fernanda Bellatini. Sorteios de Baby Sling e camisetas do Ceami.
Auditório da Secretaria de Saúde
Endereço: Av. Maranhão, 451 (2° andar) – Jardim Primavera - Edifício Dr. Luiz Roberto Barradas Barata
Terça-feira (2)
14h - Palestra: "Amamentar também é uma forma de se cuidar", com 
a terapeuta ocupacional Giovanna Moreno. Sorteios de Baby Sling e camisetas do Ceami.
15h - Massagem relaxante para mães, com a fisioterapeuta Laura Costa.  Sorteios de Baby Sling e camisetas do Ceami.
Quarta-feira (3)
14h – Palestra: “Direito da Mulher que amamenta", com o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, o advogado Marcelo Paiva de Medeiros. Sorteios de Baby Sling e camisetas do Ceami.
Quinta-feira (4)
14h - Palestra: “Alimentação da mulher que amamenta", com a nutricionista Lilian Gleicy Ehrlich. Sorteios de Baby Sling e camisetas do Ceami.
Sexta-feira (5)
14h – Palestra: "Mãe encontro com uma mulher poderosa!", com a
médica nutróloga, Sandra Gianini. Sorteios de Baby Sling e camisetas do Ceami.
Serramar Shopping
Endereço: Av. José Herculano (Rodovia SP-55/ Caraguá-São Sebastião), 1086 – Portal Santamarina
2 a 8 de agosto - Exposição de fotos " SMAM 2016"
Sábado (6): “Hora do Mamaço” e entrega de panfletos informativos sobre as atividades da unidade Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami/Caraguá) e sorteios de Baby Sling e camisetas do Ceami.

Nenhum comentário: