Não parece, mas dezembro vem chegando! Outubro é o tempo limite para organizar as festas de fim de ano e confraternizações. Planejar com antecedência é preciso para a festa não acabar seguindo a temática de terror.
Com antecipação e organização é possível, com baixo custo, surpreender e fazer a festa da empresa ficar na lembrança de todos os funcionários, diz Guilherme Araújo.
Confira 10 dicas para planejar uma comemoração de qualidade e sem gastar muito:
1 – Procure um local inovador, inusitado, para gerar impacto. Cuidado com o acesso; é importante levar em consideração a logística para locomoção dos funcionários até o local;
2 – O horário deve ser escolhido minuciosamente. Tanto o fim de semana, quanto a noite, ou mesmo durante o expediente possuem vantagens e desvantagens. Sempre procure destacar as vantagens da escolha do dia e horário;
3 - Criar um clima de expectativa junto aos funcionários é uma das estratégias para que contribui parar o sucesso da confraternização;
4 - Use a tecnologia de redes sociais e internet para se comunicar com os funcionários. É eficaz, atual e mais barato;
5 - Escolha um tema para ser comemorado. Ele deve ser diferente a cada ano, mas relevante para a empresa e para os funcionários;
6 - Defina claramente e com antecedência se os familiares ou acompanhantes dos funcionários participarão da festa. Isso altera todo o planejamento. Mudar a decisão depois de tudo organizado pode arruinar o evento;
7 - Inclua uma atração na festa que esteja de acordo com o perfil do público e da empresa. Humor, música ou palestra são válidos, mas devem ser ajustados ao perfil social, econômico e etário dos funcionários;
8 - Mesmo sendo uma festa de confraternização, com todo o seu clima de diversão, é importante pensar sobre as bebidas alcoólicas. Irá servir? Em que quantidade serão oferecidas?
9 - Evite que as panelinhas sejam formadas. É interessante promover a interação entre os diversos setores da empresa, o que pode ser feito através de atividades que estimulem a integração. Da mesma forma, a diretoria e gerência precisam se aproximar dos participantes de modo sincero. Integrá-los nas atividades é fundamental;
10 - O objetivo de uma confraternização é desestressar. Por isso, facilita contratar uma agência com experiência na organização de eventos para, entre tantas tarefas, gerenciar a terceirização de serviços e fornecedores.