Em alusão aos Dias Mundial e Estadual de Proteção aos Manguezais, a Prefeitura de Caraguatatuba, por Meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, promoveu, nesta terça-feira (26), um trabalho coletivo de limpeza do mangue do Camaroeiro.
A concentração foi marcada pela presença do secretário adjunto de Meio Ambiente, João Silva de Paula Ferreira, agentes das Polícias Militar e Ambiental, Escoteiros do Mar Caraguatá, Associação Caraguatá, Guardião das Costeiras e a organização ambiental SuperEco.
Abrindo a atividade, o secretário De Paula, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância do apoio coletivo na limpeza do mangue. "Essa junção de pessoas em prol de ação ambiental é o que faz a diferença. É importante estarmos juntos e somando forças para que essa consciência chegue a mais pessoas e cada um faça a sua parte pela preservação das praias e manguezais da nossa cidade e do mundo", disse.
Todos os presentes receberam luvas e sacos plásticos para a recolha dos resíduos. A atividade foi realizada entre a vegetação típica do mangue, na faixa de areia, até próximo ao rio.
Ao todo, foram recolhidos 50,640 kg de resíduos, entre eles, 770 embalagens, 420 pedaços de isopor, 109 pedaços de papelão, 76 garrafas pet e 100
tampinhas plásticas. Até pedaços de tecidos foram catados entre as folhagens, além de bitucas de cigarro.
O evento teve como objetivo alertar a população para a importância desse ecossistema, bem como contribuir com o meio ambiente, em especial, reforçar a conscientização sobre o descarte correto dos lixos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário