O prédio da Câmara dos Deputados ficará iluminado na cor amarela desta quinta-feira (28) a domingo (31) em apoio à campanha de luta contra as hepatites virais. Intitulada “Julho Amarelo”, a campanha foi instituída no Brasil pela Lei 13.802/19.
Por apresentarem em sua maioria poucos sintomas iniciais, são chamadas de enfermidades “silenciosas”, o que torna importante a realização de exames de rotina que detectem os vários tipos da doença. Quando presentes, os sintomas mais comuns são náusea, febre, tontura, falta de apetite, cansaço, diarreia, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
A iluminação especial foi pedida pelos deputados Alexandre Padilha (PT-SP) e Bozzella (União-SP).
Segundo o Ministério da Saúde, o contágio via transfusão de sangue atualmente é considerado raro, devido à melhoria das tecnologias de triagem de doadores, além da utilização de sistemas de controle de qualidade mais eficientes.
As hepatites A e B podem ser prevenidas também por meio de vacinação, ambas previstas no calendário nacional de imunização. Já para a hepatite C não há vacina disponível.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário