Em encerramento à Campanha ‘Julho Amarelo’, que alerta sobre o diagnóstico precoce das hepatites virais, a Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (30), na Praça do Caiçara (Museu de Arte e Cultura – MACC), das 9h às 16h, teste rápido gratuito para toda população.
Os testes rápidos são práticos e de fácil execução. Podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo ou ainda com amostra de fluido oral. O resultado sai em, no máximo, 30 minutos.
O teste deve ser feito regularmente e, principalmente, se a pessoa passou por uma situação de risco, como relação sexual sem proteção ou compartilhando objetos perfurocortantes.
Segundo o Ministério da Saúde, de 2000 a 2021, foram notificados no Brasil, 718.651 casos confirmados de hepatites virais. Destes, 23,4% são referentes aos casos de hepatite A; 36,8% de hepatite B; 38,9% de hepatite C e 4.259 (0,6%) de hepatite D.
Os óbitos por hepatite C são a maior causa de morte entre as hepatites virais. De 2000 a 2020, foram identificados 62.611 óbitos associados à hepatite C, que representa 76,2% do total de óbitos por hepatites virais.
As hepatites B e C são as principais causas de doença hepática crônica, cirrose hepática e carcinoma hepatocelular (câncer). Dessa forma, a carga de doenças resultante das hepatites virais representa uma questão importante para o SUS e por isso a importância de diagnosticar precocemente. A maioria dos casos não apresenta sintomas até que a doença esteja em estágio mais avançado, o que pode levar décadas para acontecer.
Segundo a UAMI, a expectativa é de testar 400 pessoas. Será montada uma estrutura própria para atendimento individual e reservado.
O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais foi celebrado na última quinta-feira (28). Saiba como se prevenir contra hepatite B ou C.
· Não compartilhar com outras pessoas objetos perfurocortantes (seringas, agulhas, alicate de unha, agulhas etc.);
· Não passar por procedimentos invasivos (hemodiálise, cirurgias, tratamentos dentais, confecção de tatuagem) sem os devidos cuidados de biossegurança;
· Não compartilhar escovas de dentes ou lâminas de barbear/depilar, que são materiais de uso individual;
· Ao colocar piercing, realizar tatuagem ou utilizar serviços como barbearias, manicures/pedicures e podólogos, certificar-se de que os materiais sejam descartáveis e sejam esterilizados adequadamente;
· Usar camisinha nas relações sexuais, a fim de evitar a transmissão por via sexual e, no caso de gestação, evitar a transmissão da doença para o feto.
A hepatite C tem maior taxa de detecção em indivíduos acima dos 40 anos de idade, ou que apresentem fatores de risco, como:
· Ter sido submetido a procedimento de hemodiálise;
· Ter diabetes ou hipertensão;
· Ter realizado procedimentos invasivos (estéticos ou cirúrgicos) sem os devidos cuidados de biossegurança;
· Ter realizado transfusões sanguíneas antes de 1993;
· Compartilhar objetos para o uso de drogas;
· Estar privado de liberdade, dentre outros.
Vacinas disponíveis no SUS
A melhor estratégia de prevenção da hepatite A e B é a vacina – as doses estão disponíveis nas salas de vacinação de todo país. Elas são altamente eficazes, e devem ser realizadas com esquema completo para ter a máxima eficiência.
UAMI
A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 - Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h. A realização de testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é feita das 9h às 15h, de segunda à quinta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário