GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 22 de março de 2017

Eleitos representantes para I Conferência Estadual da Saúde das Mulheres

Nesta sexta-feira (17/3), Caraguatatuba realizou a 1ª Plenária Municipal da Saúde das Mulheres, por meio da Secretaria de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde (Comus) no Auditório do Centro Universitário Módulo (Centro).

Com a temática “Desafio para a integralidade com equidade”, a plenária elegeu oito delegados representantes de Caraguatatuba na Etapa Macrorregional da I Conferência Estadual da Saúde das Mulheres, que acontece em Campos de Jordão nos dias 28 e 29 de março.

Entre os eleitos, estão como representantes do poder público Graciete de Souza Saraiva e Sheila Cristina Barbosa Araújo; como profissionais de Saúde, Bruna Gabriela Picker de Lima e Renato Cézar Portes; e como usuários do Sistema Único de Saúde, Iasmin de Oliveira Candeia Lopes de Moura, Cilmara Oliveira dos Santos, Samuel de Brito Fernandes Martins e Ilson Vitório de Souza.

Aberta ao público, a plenária discutiu temas que contemplam o eixo principal da Conferência Nacional da Saúde das Mulheres relacionados à implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e às políticas de equidade.

Entre os principais temas, estavam tópicos relacionados à população negra (racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional; à população LGBT (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social); à população em situação de rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos) e à população do campo, da floresta e das águas (redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).

O eixo principal da discussão foi a “Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres”, dividido em quatro eixos:

I – O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres;
II – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres;
III- Vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres;
IV- Políticas públicas para as mulheres e a participação social.

Ao final da plenária foram elencadas 20 propostas que estão sendo compiladas pela Secretaria Municipal de Saúde, junto ao Comus e, em breve, serão divulgadas.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Talita Fernanda (tali.fernandasl2@gmail.com)
Jornalista

Nenhum comentário: