GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 1 de novembro de 2015

DIA MUNDIAL DA PSORÍASE PSORÍASE E PRECONCEITO

O dia 29 de outubro foi escolhido para ser o Dia Mundial da Psoríase. Essa data serve para alertar as pessoas sobre a doença e diminuir seu estigma.

Psoríase é uma doença crônica sistêmica, inflamatória e não contagiosa que afeta principalmente a pele e atinge 2% da população mundial e 2 milhões de pessoas no Brasil.

Apresenta sintomas variados que podem ser confundidos com outras doenças de pele. Os mais comuns são: lesões róseas ou avermelhadas descamativas, em geral em placas, que recobrem principalmente os cotovelos, joelhos, couro cabeludo, unhas, palma das mãos e planta dos pés. A doença pode atingir as articulações, causando dor e artrite.

Há diferentes tratamentos para a psoríase, entre eles tópicos, sistêmicos e fototerapia (terapia com luz ultravioleta), que variam de acordo com o tipo e a intensidade da doença.



Leia entrevista sobre psoríase aqui



A Associação Psoríase Brasil reuniu dados de pesquisas e enquetes realizadas com 2.018 pacientes voluntários que revelaram que eles são vítimas de preconceito e discriminação constantes.

Segundo os dados, 37% dos psoriásicos já foram tratados com diferença em determinados ambientes; 48% já mudaram hábitos de rotina para evitar constrangimento; 81% já sentiram que a autoestima e a vaidade foram afetadas; 52% afirmaram que a doença interfere em seus relacionamentos interpessoais; e 73% se sentem envergonhados com a doença.

Há seis anos, a Associação Psoríase Brasil e a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) lutam junto ao Ministério da Saúde pela melhora no acesso e na qualidade do tratamento da doença.

Em maio de 2014, a OMS (Organização Mundial de Saúde) aprovou a resolução que considera a psoríase doença crônica, incapacitante, não transmissível, dolorosa, desfigurante e para a qual ainda não há cura. O Brasil é signatário dessa resolução.

Para mais informações sobre sintomas e tratamentos da psoríase, acesse o site feito pela SBD: psoriasetemtratamento.com.br

Nenhum comentário: