GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Aprenda a calcular as quantidades de comida e bebida para a sua festa Acerte no cálculo dos quitutes e evite a falta e o desperdício

Você está preparando uma festa com direito a muita bebida e comida gostosa, embora você queira que os convidados fiquem totalmente satisfeitos também não quer desperdícios. Afinal colocar comida boa no lixo não é legal. O hagah calculou as quantidades aproximadas e agora divide com você.

De acordo com dados da confeitaria Armelin, se você fizer uma festinha com salgadinhos e docinhos, somente para adultos calcula-se 10 salgados e 7 doces por pessoa. Se a festa for infantil, calcula-se 6 salgadinhos e 5 docinhos por convidado. Geralmente as confeitarias vendem o cento dos quitutes e os valores variam de acordo com o tipo que você preferir, podendo ser sortidos, fritos, folhados, doces tradicionais, caramelados ou glaceados.

Se a festa tiver bolo, o cálculo é uma fatia grossa por pessoa, levando em consideração que há pessoas que não comem e há quem pede bis. 

Caso você opte por fazer um churrasco, as quantidades são quase um padrão, utilizadas pela maioria dos assadores. Calcula-se 400g de carne por pessoa (se forem só adultos), mas se o churrasco tiver acompanhamentos como saladas e pãozinho com alho vai sobrar menos apetite para saborear as carnes. 

Se no seu churrasco tiver três tipos de carne, o cálculo é de 100g de linguiça, 200g de costela de porco e 100g de picanha, totalizando 400g. Se crianças também forem comer, é aconselhado um acompanhamento como arroz, batata, polentinha frita ou pastelzinho. 

Àqueles que preferirem servir finger foods (comidas servidas em pequenas porções), a Izabel Prates Gastronomia recomenda 18 unidades salgadas e 6 doces por pessoa. Em um jantar completo, cada pessoa consome cerca de 250g na entrada, no prato principal calcula-se 150g de carboidrato e 250g de proteína e de sobremesa, 200g. 

Ainda segundo Izabel Prates, em eventos longos, que pedem coffee breaks, o ideal é não servir muita quantidade por pessoa. Usualmente, há variedade em bebidas (sucos, chás, cafés, refrigerantes) e comidas (bolachinhas, biscoitos, minissanduíches, salgadinhos variados, minipães, bolinhos), mas tudo em pequenas porções, já que cada convidado seleciona o que mais lhe apetece. Então, conta-se 200ml de bebida por pessoa e de 4 a 5 unidades de salgados, mais 2 a 3 unidades de doce por pessoa.

À Francesa, Buffet ou Coquetel?

O serviço à francesa é adequado para eventos que requerem maior formalidade, com a vantagem de que ninguém precisa levantar para se servir, pois o prato é levado à mesa. Já no buffet, os convidados podem escolher o que servirão no prato, dentre as opções apresentadas. É ideal para festas mais descontraídas. 

No caso dos coquetéis, a vantagem é que o local não precisa ser muito grande, uma vez que os convidados não necessitam de mesas e cadeiras para comer. No serviço de coquetel, denominado volante, os garçons passam com bandejas de comidas e bebidas. As miniporções em cumbucas, como massas, escondidinhos e risotos, são opções além dos canapés.

Quantidade de Bebida Padrão para um Evento de 4h
- 600 ml de refrigerante por pessoa;
- 800 ml de cerveja por pessoa;
- 200 ml de água por pessoa;
- Vinho ou espumante, se não houver cerveja: calcule meia garrafa por pessoa;
- Vinho ou espumante, se houver cerveja: calcule 1 garrafa para cada 5 pessoas;
- Uma garrafa de whisky para cada 50 pessoas;
- Quatro litros de coquetel de frutas para 50 pessoas.

Em relação aos copos, é importante se calcular de 2 a 3 por pessoa, no caso dos de vidro, e de 4 a 5 se forem de plástico. Os copos de vidro devem variar entre tulipas, taças, copos para refrigerante e água etc.

Nenhum comentário: