GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

4 regras de etiqueta para organizar um evento Confira nossas dicas para não fazer feio quando ficar responsável pela organização

 etiqueta

Organizar um evento demanda planejamento e atenção. Cuidados com a lista de convidados, envio dos convites, temática,decoraçãocomidas e bebidas são sempre lembrados. Mas, independentemente do estilo da festa - formal ou informal -, alguns itens de etiqueta também precisam constar no checklist do anfitrião. 


Ao contrário do que muitos pensam, essas normas não estão somente ligadas a protocolos complicados e sofisticação, mas sim à educação e consideração com os convidados. Por isso, é importante atentar-se a alguns pontos para que seus convidados não sejam “pegos de surpresa” e fiquem desconfortáveis. Confira então as 4 regras de etiqueta que separamos para lhe ajudar a recebê-los bem e fazer com que todos se sintam à vontade para curtir o seu evento.



Não se esqueça de informar o traje
Já pensou se você coloca uma roupa formal para ir a um casamento e, chegando ao local, percebe que todos estão vestidos de maneira descontraída? Com certeza seria uma situação constrangedora. Por isso, informe os seus convidados com antecedência, preferencialmente no convite, sobre como elas devem se vestir para a ocasião.



Comidas e bebidas: deixe claro quem leva o quê ou quem paga a conta
Realizar eventos em ambientes menos formais como bares,boates, parques, salões de festa do prédio ou mesmo em casa tem se tornado cada vez mais comum. Para não pegar os seus convidados de surpresa, esclareça como será feita a divisão de comidas e bebidas: se cada um será responsável por pagar a sua conta (em caso de bares e boates, por exemplo), se haverá a divisão do valor total ou se tudo será pago pelo anfitrião.



Se os convidados forem mais íntimos de você, como é o caso de pequenos eventos entre familiares e amigos, e o local permitir, você pode sugerir que cada um leve um prato ou mesmo o que vai beber. Mas lembre-se que essa regra tem que valer para todo. Neste caso, defina previamente quem levará o que para que eles se programem e comprem o que for sugerido, para não chegarem ao local de mãos vazias.
Presentes, lembrancinhas ou doações?
Avisar aos convidados se você deseja algum presente específico também pode evitar alguns equívocos. Por exemplo, é comum em casamentos que alguns noivos escolham lojas e nelas deixem a lista de presentes. Nessa situação, tente sempre oferecer três opções de lojas, com alternativas que caibam em todos os bolsos.



Existem também os que, em vez de presentes ou pagamento de entradas, desejam converter os valores para doações, que serão entregues em instituições sociais. Defina o que deverá ser levado pelos convidados, como agasalhos, dinheiro ou mesmo alimentos não perecíveis, curta seu evento e ainda faça o bem.



Detalhes fazem toda a diferença
Cuidados simples garantem o conforto dos seus convidados e ainda evitam situações bem chatas. Por exemplo, se um ex-casal foi convidado para o mesmo evento, lembre-se de colocá-los em mesas separadas. Da mesma forma, é importante perguntar antecipadamente se algum convidado tem intolerância a algum alimento, para que você tenha tempo de preparar algo que ele possa consumir. 



Organizar um evento não é uma tarefa simples, pois exige muito cuidado para que tudo saia perfeito. Por isso, se você tem dúvidas de como realizar o seu ou não se sente confortável para cuidar de tantos detalhes, contrate um profissional especializado. 



Você que já organizou eventos, tem alguma outra regra de etiqueta importante para completar nossa lista? Deixe-a nos comentários.

Nenhum comentário: