GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 5 de julho de 2014

Aguinaldo Silva diz ignorar pressão para aumentar audiência da Globo



Autor da maior audiência das telenovelas da Globo nos últimos 18 anos, Aguinaldo Silva, 71, tem uma dura missão pela frente. Levantar o ibope da faixa das 21h, que desabou de um patamar de 40 pontos na reta final de Amor à Vida, em janeiro, para 30 neste mês de encerramento de Em Família. Para quem já passou dos 50 pontos, não parece ser impossível, mas o experiente Silva sabe que os tempos são outros e adota um discurso humilde, embora persiga o sucesso quase obsessivamente.
"Não me sinto pressionado quando escrevo minhas novelas, independente de qual foi exibida antes e de qual será exibida depois", desconversa o mentor de Império, que a Globo põe no ar no próximo dia 21. Assim como Senhora do Destino, a novela recordista de ibope de Silva, Império será um "novelão" clássico, na definição do autor. Na trama central, contará a história de um anti-herói que do nada constrói uma rede de joalherias.
Entre os compromissos de apresentação da novela à imprensa, na semana passada, Silva concedeu a seguinte entrevista por e-mail:
Notícias da TV - No último dia 28, completaram-se dez anos da estreia de Senhora do Destino, novela que teve média de 50,5 pontos, a maior audiência desde 1996. Por que o recorde de Senhora do Destino não foi batido? Será um dia superado?
Aguinaldo Silva - De lá para cá, muita coisa mudou. E digo isso em vários aspectos. A forma como levar a vida, a agilidade da informação, o poder aquisitivo dos brasileiros e a forma como consumimos produtos de entretenimento são alguns exemplos disso. Acredito que as novelas não mudaram, mas sim a forma como elas são consumidas. Temos outros tipos de mídias e plataformas de exibição, na internet, no mobile. Tudo isso interfere na medição da audiência da televisão.
Notícias da TV - Nesses dez anos, o público de telenovela mudou por causa da TV paga e da internet? Ele exige uma telenovela mais ágil, como os seriados americanos?
Silva - O público não mudou, acredito que seja o mesmo. Como disse acima, o que mudou foi a forma de consumir novela.
Notícias da TV - Como se apresenta Império neste cenário de mudanças e alta competitividade?
Silva - Império vai se apresentar da maneira como gosto de escrever novelas: com muitos ganchos, com foco em trama, e não em temas.
Notícias da TV - É possível traçar algum paralelo entre Império e Senhora do Destino?
Silva - São dois novelões, folhetins clássicos, com muito romance, drama e aventura.
Notícias da TV - O sr. se sente pressionado a dar mais audiência do que Em Família? Tem uma meta?
Silva - Não me sinto pressionado quando escrevo minhas novelas, independente de qual foi exibida antes e de qual será exibida depois. A minha meta sempre foi e continua sendo escrever capítulos que envolvam o público.
Notícias da TV - Na sua opinião, novelas como Em Família, baseadas no "cotidiano", sem um arco dramático de envergadura, não têm mais espaço no horário nobre?
Silva - Como falei, acredito nas novelas e acho que todas têm espaço. O público continua vendo novela! E gosta.
Notícias da TV - Para fazer sucesso, é preciso ser popular?
Silva - Não escrevo pensando em fazer sucesso, acho que isso é consequência. Escrevo porque amo o que faço. Sobre ser popular, acredito que precisamos, sim, nos aproximar da realidade dos telespectadores, mas isso independe de ser popular ou não.
Notícias da TV - Nos últimos anos, vilões como Carminha e Félix fizeram mais sucesso que os mocinhos. Império terá um vilão à altura dos citados ou será mais centrada na mocinha?
Silva - Império terá todo tipo de personagem, alguns com características muito parecidas com um verdadeiro anti-herói, que é o tipo de personagem que mais se aproxima da nossa realidade. Teremos os vilões “clássicos” também. Maria Marta (Lilia Cabral) e Cora (Drica Moraes) são alguns exemplos.
Notícias da TV - A propósito, o que caracteriza os principais personagens de Império?
Silva - Todos sabem muito bem quem são, de onde vieram e onde querem chegar. Essas características já são passadas logo nos primeiros capítulos.
Notícias da TV - Império também terá vários personagens gays. É verdade que o senhor escreverá cenas de sexo entre eles, mas sem beijo? Por quê?
Silva - Também não escrevo minhas cenas pensando nisso. Aliás, beijo gay não é mais novidade, não é mesmo?

Nenhum comentário: