GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Caraguá: Palestra ressalta o envelhecimento de forma saudável

As palestras fazem parte das ações do Programa Caraguá Cidade Amiga do Idoso. (Foto: Divulgação/PMC)

A capacitação “Caraguá 2014: Desafios do Envelhecimento” iniciou na última terça, dia 29, com a palestra do professor doutor em Psicologia, José Carlos Ferrigno, sobre os “Aspectos Psicológicos do Envelhecimento”. O próximo encontro será dia 13 de maio com o tema “Os Aspectos Socioculturais do Envelhecimento na Sociedade Contemporânea”.
As palestras fazem parte das ações do Programa Caraguá Cidade Amiga do Idoso, promovido pela secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, e têm o objetivo de atualizar servidores e profissionais de diversas áreas, sobre os avanços da Geriatria e Gerontologia, para o melhor atendimento da população idosa do município.
Na aula inaugural, o professor José Carlos Ferrigno, especialista em Gerontologia pela Universidade de Barcelona, em Gestão de Programas Intergeracionais pela Universidade de Granada, Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), abordou questões como os processos cognitivos da pessoa na velhice – percepção, memória, inteligência; a visão negativa do envelhecimento e suas consequências; a indústria do rejuvenescimento, entre outros aspectos.
O profissional falou ainda sobre a importância dos centros de convivência, das Universidades Abertas com cursos para a terceira idade e as oficinas da memória com atividades que reavivam a memória, visual, olfativa, gustativa e tátil do idoso. “Infelizmente a oportunidade de envelhecer bem não é a mesma para todos os brasileiros. O envelhecimento não é um problema individual e temos que desenvolver políticas públicas efetivas para tornar o envelhecimento menos doloroso e sofrido”, afirmou.
Cronograma de Palestras
13/5 – “Os Aspectos Socioculturais do Envelhecimento na Sociedade Contemporânea”
10/6 – “Qualidade de Vida e Envelhecimento”
24/6 – “Políticas Públicas do Envelhecimento”
8/7“Aspectos biológicos e fisiológicos relacionados ao processo de envelhecimento e doenças mais frequentes” e “A importância do tratamento medicamentoso e da Adesão Terapêutica: Orientações gerais farmacológicas”
29/7 – “Atuações práticas de prevenção, manutenção e melhora de saúde do idoso dependente ao independente” e “Direitos, serviços socioassistenciais do idoso e as diferentes abordagens da assistente social nos serviços”
5/8 – “A atividade físico-motora e seus benefícios no envelhecimento como proposta nos serviços e instituições de idosos no município”
12/8 – “Estratégias do cuidado odontológico para a saúde bucal do idoso e “Aspectos Nutricionais relacionados ao idoso e suas alterações no envelhecimento – fatores intervenientes”
2/9 – “Atividades e recursos na promoção, habilitação e reabilitação das capacidades funcionais”
30/9 – “Ética e Humanização do atendimento ao idoso nas diferentes modalidades de serviços” e “Trabalho em rede e efetividade das ações com foco no cliente idoso. Estudo de Caso e encerramento”

Nenhum comentário: