Toda mudança inevitavelmente traz consigo algo novo seja em uma situação, um cargo ou até mesmo na troca de um comportamento. No ambiente de trabalho as mudanças podem ser ainda mais impactantes, pois na maioria dos casos não temos como interferir para que elas não ocorram.
Quando estamos diante de uma nova possibilidade de mudança podemos adotar vários modos de agir, desde os mais negativos como a resistência ou negação, até comportamentos positivos como a aceitação e cooperação. O que vai influenciar nesta decisão é o quão disponível você estará para sair de sua zona de conforto.
Quanto mais estivermos acomodados com a situação existente, mais difícil será a aceitação para a mudança, pois esta implicará em sair de uma posição confortável para outra que pode parecer incerta ou incomoda. Em nossa cabeça, podemos ter a ideia de sair do seguro rumo ao desconhecido e é por isso que muitos resistem tanto à mudança.
As pessoas também resistem ao novo por outros fatores, que podem ser além de medo do desconhecido e da perda da segurança, falta de autoconfiança de sua capacidade de adaptação ou até falta de vontade ou motivação pessoal para mudar.
Quando a mudança for inevitável, a forma como encaramos e lidamos com a situação fazem uma grande diferença. Saiba que adotando os comportamentos certos, você poderá passar por esta fase de forma muito mais tranquila do que possa imaginar.
Clique nas imagens e confira as dicas* Gisele Meter é empresária e diretora executiva de Recursos Humanos. Atua com gestão estratégica de pessoas, psicóloga, escreve sobre comportamento organizacional e liderança. Palestrante e consultora estratégica em gestão de pessoas e gestão da mudança organizacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário