GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Dona de casa gasta 9 horas por semana para lavar roupas Novo produto diminui três horas por semana o tempo de cuidado com as roupas

Foto: Thinkstock

Mais do que uma tarefa doméstica, lavar roupa é um ato de cuidar de nós mesmos e da nossa família. Quem não gosta da sensação de vestir uma roupa bem lavada, ou deitar e se cobrir com uma roupa de cama fresquinha? Para muitas mães, é motivo de enorme orgulho ver os filhos com roupas limpinhas e cheirosas. Uma delícia, né? Mas todos sabemos que lavar roupa também é trabalhoso e cansativo. Sem falar no tempo que nos toma. O bom é que cada vez mais vêm sendo desenvolvidos equipamentos e produtos para que essa atividade essencial no nosso dia a dia se torne mais fácil e rápida. Para saber mais sobre as novidades de lavagem de roupa e conhecer uma nova tecnologia, os pods, o Tempo de Mulher foi convidado pela P&G, a empresa fabricante do produto, para ir aos Estados Unidos visitar o Centro de Inovação de detergentes, na cidade de Cincinnati, em Ohio. Conhecemos também o Museu P&G, um lugar que guarda, entre muitas outras coisas, a história da evolução da tecnologia de lavar e cuidar das roupas.
Atualmente uma família formada por um casal e três filhos pode gastar até 9 horas por semana para lavar, secar e passar a roupa de todos da casa. E olha que isso já é um enorme avanço!  Segundo o diretor de pesquisa e desenvolvimento da P&G para a área de cuidados com o lar, Victor Aguilar, há 70 anos uma família do mesmo tamanho gastava 25 horas por semana para lavar a mesma quantidade de roupa. Vale lembrar que naquele tempo era preciso ir buscar a água, além de esfregar as manchas, deixar de molho, lavar, estender, secar e passar as roupas sem produtos especializados.
Na década de 40, com a invenção do sabão em pó com enzimas, as donas de casa passaram a gastar 6 horas a menos, porque o tempo usado para tirar as manchas diminuiu bastante.
A invenção da máquina de lavar também foi uma verdadeira revolução. Nos Estados Unidos, por exemplo, em 1964, 50% das casas já tinham máquinas de lavar. O sabão líquido também chegou lá primeiro e, nos anos 80, as donas de casa americanas já conseguiam economizar mais 10 horas por semana, evitando o esforço manual, sem ter que esfregar manchas e enxaguar a roupa. O sabão líquido, por deixar as fibras do tecido mais macias do que o sabão em pó, também facilita a tarefa de passar.
A boa notícia é que agora existe um novo tipo de produto que, segundo o fabricante, economiza de 1 a 4 horas por semana o cuidado com as roupas. A novidade se chama Pods. Eles já são usados nos Estados Unidos e chegam ao Brasil em junho com a marca Ariel. O pod é uma espécie de cápsula que reúne sabão líquido concentrado, tira-manchas e agente de brilho em um só produto para ser usado em máquinas de lavar. Ou seja, não é mais necessário ficar medindo a quantidade e botando um produto de cada vez. Os pods se dissolvem na água, então é só jogar um na máquina e deixar ele fazer todo o serviço.
Segundo Victor Aguilar, com os pods, a mesma família de cinco pessoas poderá gastar apenas de 5 a 7 horas por semana para ter toda a roupa limpa e cuidada.

Nenhum comentário: