GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

VOCÊ SABE COMO LIDAR COM A REJEIÇÃO?

VOCÊ SABE LIDAR COM A REJEIÇÃO?
Talvez uma das sensações mais difíceis de serem processadas e superadas pelo ser humano seja a DOR DA REJEIÇÃO. Dor? Sim.... DOR. No nosso cérebro, existem duas áreas chaves que são as responsáveis tanto pela dor física quanto pela dor emocional, segundo uma equipe de psicólogos da University of Califórnia em Los Angeles (UCLA).

 
 Alguns psicólogos acreditam que a dor de ser rejeitado pode ter sua origem há 50.000 anos, em virtude da preservação da espécie, ou seja, devido à importância dos elos sociais para a sobrevivência da maioria dos mamíferos. A distância social de um grupo poderia levá-lo à morte, e ainda hoje, leva à morte a maioria dos mamíferos bebês. Por este motivo, podemos ter desenvolvido uma super sensibilidade a qualquer coisa que indique que estamos sendo excluídos ou rejeitados.  Mas, todos nós já fomos rejeitados um dia, só que alguns superam esse fato com maior facilidade, outros se fecham e há alguns que reagem de forma passional ou violenta, chegando a cometer até um crime bárbaro, como os que infelizmente temos acompanhado cada vez mais na televisão.

A  pergunta é: Será que a rejeição é a causa? Em alguns casos, infelizmente a resposta é SIM. Algumas pessoas não aprenderam a lidar com a rejeição, e ela torna-se uma dor insuportável, e em muitos casos, essas pessoas sentem que para se defender, é melhor rejeitar a ter que lidar com a rejeição.
A grande questão é: Se você quer ser bem sucedido, precisa aprender a lidar com a rejeição. E ela é parte natural da vida. Para superar a sensação negativa de não ser escolhido para o time, de não passar no vestibular, de não ser eleito, de não conseguir a promoção que deseja ou de ser despedido, de ter sido rejeitado num relacionamento amoroso, você deve entender que ser rejeitado faz parte do  processo de crescimento e que precisa aprender a lidar com isso!                                                                    

A rejeição é bastante poderosa. Deixamos de fazer muitas coisas pelo simples medo de ser rejeitado, até por pessoas que não têm nenhuma ligação emocional conosco. Isso você pode ver no dia-a-dia, como por exemplo, pessoas que têm dificuldades de pedir informação, de chamar alguém pra dançar, de vender algo, de paquerar, de pedir uma promoção, de tentar concorrer a uma vaga de emprego, entre outros milhares de exemplos.

A rejeição costuma deixar marcas muito profundas na auto-estima, principalmente quando essa pessoa se sentiu rejeitada na infância, seja pelos pais, família, professores  ou coleguinhas da escola. Nesse caso, as marcas podem ser bastante profundas e certamente irão influenciar o comportamento deste indivíduo pelo resto de sua vida, caso a pessoa não perceba e nem trate este sentimento.

A rejeição pode ocorrer de várias formas como por exemplo, filhos que são abandonados pelos pais ou levados para adoção, filhos que se sentem preteridos e percebem outro irmão como sendo mais querido, filhos que são criticados demais, não elogiados e comparados negativamente com outras crianças.

Na vida adulta, a rejeição ocorre de outras maneiras, como casamentos desfeitos, namoros rompidos unilateralmente, perda de emprego ou cargo, humilhações e tratamentos diferenciados no trabalho e até em amizades desfeitas.                                                                


O importante é refletir que quando você é rejeitado, ou quando você se sente rejeitado por outra pessoa, acaba se culpando. Esse sentimento da pessoa rejeitada de que parece que tem algo de errado com ela, na maioria das vezes não é bem percebido. Essa é a causa maior da dor: achar que e a rejeição ocorreu por que há um "defeito" nela e isso que a levou a ser descartada, desprezada, abandonada e portanto, rejeitada. A pessoa busca incansavelmente a explicação no hoje, e não a encontra, pois na grande maioria das vezes a explicação está no seu passado.

E quando você é a parte que foi rejeitada no relacionamento amoroso? É terrível, o sentimento de rejeição surge com toda força. A dor torna-se pesada demais para ser suportada sozinha. A pessoa que vai embora diz coisas como: "o problema não é você, sou eu... a coisa é comigo, não estou num bom momento, você merece pessoa melhor e etc”.  É até uma forma de ter cuidado com outro, mas... essas palavras não amenizam em nada o sentimento de rejeição do outro lado. A pessoa fica se perguntando o porque daquilo, não entende, e, no final das contas, fica implícito: tem algo de errado comigo, não sou bom o suficiente. Imagine carregar esse sentimento desde a infância pela rejeição dos pais: ...”eu não tenho valor, tem algo de errado comigo, eu devo merecer isso mesmo...” Isso acaba gerando outros sentimentos como a culpa por exemplo. Se sentir culpado por não ser uma pessoa boa o suficiente, por não corresponder as expectativas dos pais...

APRENDER A LIDAR COM A REJEIÇÃO É O ÚNICO CAMINHO PARA O SUCESSO!

Walt Disney – Despedido de um jornal por falta de imaginação e por não possuir ideias originais...

Albert Einstein – Começou a falar com quase 4 anos de idade e sua professora disse que ele não seria “muita coisa”...

Beatles – REJEITADOS pela Decca Reccordings Studios, pois não gostaram do som da banda, e afirmavam que “não teriam futuro no show business”...

Nenhum comentário: