GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Adolescência: o instinto sexual e o desejo pela liberdade


O Blog do Guilherme Araújo traz uma reportagem especial neste domingo, 09 de setembro, com tema: "Adolescência: o instinto sexual e o desejo pela liberdade". 
(Foto reprodução internet)
adolescência é a fase que sucede a infância e vai até o completo desenvolvimento do organismo. Segundo os fisiologistas, essa etapa vai aproximadamente dos 10 aos 16 anos, podendo começar também aos 12 e ir até aos 19 anos. Claro que esses limites são muito variáveis e dependem do sexo.

Outra informação muito importante sobre a adolescência está diretamente ligada ao comportamento. O aspecto psicológico fica marcado pelo aparecimento do instinto sexual, pela afirmação dos interesses profissionais, pelo desejo de liberdade, entre outros (...) também nesta época é comum surgir alguns confrontos por causa da oposição ao meio familiar e forte intensidade afetiva.

Assim a transição completa da infância para vida adulta não costuma ser fácil. Uma dificuldade muito comum nesta época advém do desejo que alguns pais ou responsáveis manifestam. Eles (os responsáveis) tendem a querer ver os filhos como adultos, entretanto para proteger os filhos alguns continuam tratando-os como crianças e são esses tratamentos que provocam alguns confrontos dentro de casa.

Sem contar com as mudanças físicas. O adolescente do sexo masculino  começa a ejacular e as do sexo feminino a menstruar. Realmente é muito difícil lidar com todas essas mudanças. Nesse momento é imprescindível prevalecer o diálogo e manter a relação de confiança entre pais e filhos que precisam aprender juntos. Numa linguagem simples o filho tem que está livre para perguntar aos pais sobre qualquer tipo assunto.

Os adolescentes almejam sua independência, mas precisam do apoio dos pais.

Uma boa dica para harmonizar essa convivência e minimizar os confrontos é a divisão de responsabilidades, com introdução de normas bem flexíveis e sempre estimulando atividades positivas.

Nenhum comentário: