Um grupo de servidores municipais está participando de mais uma turma formada pelo programa Brasil Alfabetizado, no pátio municipal, em São Sebastião. Já existe outra turma do programa no Lar Vicentino, com a participação de 17 idosos.
O programa Brasil Alfabetizado é desenvolvido em parceria entre o Ministério da Educação (MEC), do governo federal, e a Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria da Educação. A duração do curso pelo programa será de oito meses, com aulas três vezes por semana. As aulas irão acontecer às segundas, terças e quartas-feiras, no horário das 15h30 às 18h30, com um total de 14 alunos.
Conforme a professora Jéssica Pereira Pinto, que também ministra aulas do programa no Lar Vicentino, houve uma avaliação inicial para saber o nível dos alunos no primeiro dia de aula. Na ocasião, receberam o material escolar – caderno, lápis, caneta, giz de cera, pasta.
Oportunidade
Para os alunos que participam desta turma do Brasil Alfabetizado, formada por servidores municipais, é uma grande oportunidade para voltar a estudar, pois a maioria não teve chance de completar os estudos.
Um exemplo é o trabalhador braçal Manoel Ribeiro Neves, 53 anos. Ele contou que começou a trabalhar aos oito anos e chegou a estudar no Mobral, mas só aprendeu a escrever o nome. “É uma ótima oportunidade para voltar a estudar”, disse.
Para Idalina Alves da Silva, 59 anos, gari, é uma chance de aprender a ler e escrever, pois só teve a oportunidade de estudar até o 1º ano. “Sempre trabalhei e nunca tive tempo para os estudos. Agora será muito bom, pois terei uma nova chance de aprender mais”, frisou. A mesma opinião teve a servente Margarida Maria da Silva, 47 anos, que também só sabia escrever o nome.
Programa
O programa Brasil Alfabetizado é realizado desde 2003, em várias cidades do País. O programa Brasil Alfabetizado é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos.
O objetivo é de elevar a escolaridade dos jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos que não freqüentaram ou não tiveram acesso à escola na idade adequada. E também para que esses alunos, após serem alfabetizados, possam dar continuidade aos estudos na EJA.
O Blog do Guilherme Araújo é um canal de jornalismo especializado em politicas publicas e sociais, negócios, turismo e empreendedorismo, educação, cultura. Guilherme Araújo, CEO jornalismo investigativo - (MTB nº 79157/SP), ativista politico, palestrante, consultor de negócios e politicas publicas, mediador de conflitos de médio e alto risco, membro titular da ABI - Associação Brasileira de Imprensa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário