GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

O Ministério da Pesca e Agricultura participa do programa e organizou palestra com Marcelo Crivella na Rio+20‏

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e seus parceiros estão promovendo dezenas de lançamentos e eventos de mídia na Rio+20.  Um deles é o lançamento de relatórios sobre o desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza.
Nesta segunda-feira, a partir das 13h, o Pnuma lança dois documentos no Centro de Mídia da ONU. São os Relatórios de Iniciativa global para cidades eficientes no uso de recursos e relatórios relacionados, no Centro de Mídia da ONU. Um dos documentos analisa mudanças ambientais que afetam as cidades e  estratégias para superar esses desafios e, o outro é resultado da análise do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e a possível aplicação para projetos baseados em cidades. Será no Pavilhão 3, no Riocentro.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário também promove debates sobre a inclusão digital e o acesso às tecnologias da comunicação e informação, essenciais para fortalecer as políticas públicas voltadas para o meio rural. Nesta segunda (18), exibe um vídeo sobre os Territórios Digitais, mostrando os impactos do projeto na vida de comunidades rurais como Engenho II, em Cavalcante (GO) e o assentamento rural 17 de abril, em Eldorado dos Carajás (PA). O vídeo foi produzido por meio da parceria entre o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD/ MDA) e o Instituto Internacional de Cooperação para Agricultura (IICA).
A programação do projeto, dentro da Rio +20, é composta, ainda, de rodas de conversa com assentados beneficiados, debates sobre os temas da conferência, discussões sobre juventude rural, além de informações gerais e dados de como se tornar um parceiro.
O Ministério do Meio Ambiente promove, em parceria com o jornal O Globo e a empresa Coca-Cola, uma ação com o artista plástico Vik Muniz, com a participação do público usando lixo. Vik vai montar uma obra em tempo real até o dia 22, das 11h às 17h, no Aterro do Flamengo. É uma reprodução do galpão de Parada de Lucas.
A Cúpula dos Prefeitos promove um debate sobre  Emissões de carbono: Sistema de Monitoramento de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Rio de Janeiro, ao meio-dia, no Espaço das Ideias Circulantes, no Forte Copacabana, organizado pela Coppe/UFRJ e a prefeitura do Rio.
A Casa da Arte de Educar organiza palestra sobre Tecnologias populares e outras ciências: Morros da Mangueira e Macacos, na Cúpula dos Povos, das 9h às 11h na Tenda Territórios do Futuro 1, no Aterro do Flamengo.
Ativistas ecológicos de mais de 30 países se reúnem a partir das 10h, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro Alerj para debater sobre economia verde e as resoluções aprovadas durante o III Global Greens.
Biocombustíveis na aviação é o tema da discussão sobre o progresso do projeto cofinanciado pelo BID, Boeing e Embraer sobre emissões de carbono ao longo do ciclo de vida da produção, distribuição e utilização de biocombustíveis, tomando como exemplo a produção de biocombustíveis para aviação a partir da cana de açúcar. O tema do evento é Biocombustíveis sustentáveis para aviação. Começa a partir das 15h, até às 17h30, no Espaço  Cultural do Forte de Copacabana.
O Programa Cinema do Brasil, parceria da Financiadora de Estudos e Projetos Finep – com o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo, apresenta filmes brasileiros no auditório do Armazém 3 do Píer Mauá, durante a feira Ciência e Tecnologia Brasil Sustentável, organizada como parte da programação da Rio+20. O auditório possui 150 lugares e a lotação é feita por ordem de chegada. Hoje, às 11hs, no Auditório do Armazem, será exibido o filme O Mundo em Duas Voltas, da Schurmann Film Company.
A  Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura FAO participa da Rio+20 com palestras no Centro de Convenções SulAmérica. É a na quarta edição do Agriculture amp; Rural Development Day o Dia da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
A mensagem para o evento é a de que não há desenvolvimento sustentável sem a erradicação da fome, uma vez que a produção de alimentos terá que aumentar em 60% até 2050 para abastecer uma projeção de nove bilhões de pessoas. Na ocasião, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançará a revista XXI – Ciência para a Vida. O evento acontece de 8h até as 18h, no Centro de Convenções SulAmérica.
O Ministério da Pesca e Agricultura participa do programa e organizou palestra com Marcelo Crivella na sessão preparatória entre os organizadores e debatedores, para esclarecimento sobre formato e outras informações. O tema é Como a agricultura vai se inserir nos desafios da Rio+20.
Haverá ainda uma sessão plenária com o tema A Ciência está pronta para responder aos desafios da Rio+20 Também será lançada uma iniciativa permanente de discussão dos resultados da Rio +20, com ênfase em pesca e oceano. O tema é Água: Cidadania para comer e beber; e de recepção da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável Rio+20.
Uma das ações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) é a exposição fotográfica Povos Indígenas e Segurança Alimentar: Ações da Embrapa, cuja abertura aconteceu neste domingo (17).
Além da exposição fotográfica, cartilhas em português e língua indígena ensinam índios de forma lúdica a preservar espécie de tartaruga
A mostra expõe mais de 40 fotografias que ilustram as ações desenvolvidas por várias unidades da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF), Acre (Rio Branco, AC), Roraima (Boa Vista, RR), Hortaliças (Brasília, DF) e Agropecuária Oeste (Dourados, MS), em parceria com a Fundação Nacional do Índio FUNAI, em prol da segurança alimentar de povos indígenas de várias regiões brasileiras. O evento vai até 22 de junho na Embrapa Solos (Rua Jardim Botânico, 1024, Jardim Botânico Rio de Janeiro, RJ).
Também são realizados debates intitulados Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, que reúnem 100 debatedores em 10 painéis voltados a temas prioritários da agenda internacional de sustentabilidade. Entres os participantes estão Brian Dames (África do Sul), CEO da Eskom, Changhua Wu (EUA), diretora da Greater China (The Climate Group) e Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe/UFRJ e secretário Executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Começam às 11h até às 13h30, no Pavilhão 5, noRiocentro.
Na Escola Sesc terá lugar o workshop A terra está inquieta A força moral de um contrato social para o século XXI. Entre os assuntos discutidos estão os desafios de uma política da humanidade, o papel dos povos e territórios frente às encruzilhadas relacionadas à agricultura, segurança alimentar, fonte de energia, às formas de produção e de consumo que assegurem a beleza e a riqueza do meio ambiente no mundo.
Participam do workshop, o presidente do Instituto Internacional de Pesquisa Política de Civilização, Edgar Morin, ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do senador Cristovam Buarque, entre outros. Após o workshop, haverá o debate com o tema Mãe Terra: As experiências agroecológicas para produções alternativas e vai contar com a experiência do pioneiro em agricultura agro-ecológica na França, Phillippe Desbrosses. O evento prossegue até o dia 20 de junho, das 8h às 20h, na Avenida Ayrton Senna 5677, em Jacarepaguá.
No Parque dos Atletas, será proferida a palestra O Manejo Florestal no século XXI, pelo pesquisador da Embrapa Acre (Rio Branco-AC) Marcus Vinício Neves dOliveira. Serão apresentadas técnicas inovadoras para medir estoque de carbono em áreas de manejo na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. O início está marcado para as às 18h.
Hoje, às 14, será realizada a Conferência O início de uma nova era: o antropoceno com o economista polonês Ignacy Sachs, professor titular da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais de Paris, considerado o precursor do conceito de ecodesenvolvimento no auditório da Coppe/UFRJ. A entrada é franca, na Cidade Universitária, à Rua Moniz Aragão, 360, bloco 1, no Fundão.
Agricultura
A agenda de compromissos durante a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, inicia nesta segunda-feira, 18 de junho. Entre os eventos confirmados, Mendes Ribeiro Filho vai receber ministros da agricultura de mais de 30 países.
Nesta segunda-feira, às 9h, o ministro participa do evento Dia da Agricultura e Desenvolvimento Rural, no Centro de Convenções SulAmérica. O objetivo do encontro é discutir temas relativos aos arranjos produtivos sustentáveis para a agricultura alimentar futura. No mesmo dia, às 17h, Mendes estará na abertura do espaço AgroBrasil, no Pier Mauá.
Debates, exposições e atividades culturais serão realizados até o dia 22 de junho na Arena Socioambiental, organizada pela Apex-Brasil em parceria com o MDS, sob os pilotis e nos jardins do Museu de Arte Moderna (MAM) no Parque do Flamengo. Na Praça da Sociobiodiversidade estão expostos produtos baseados no uso dos recursos da biodiversidade brasileira, feitos por agricultores familiares.
A diretora de Arte, Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Leda Fonseca, falou sobre o projeto Segundo Turno Cultural, que desenvolve atividades culturais com os alunos a partir de uma orientação ecológica.
O Fórum encerrou com a exposição do artista performático alemão, Freddy Gruner. Sintonizado à concepção de diversidade cultural integrada à sustentabilidade, o encontro foi transmito ao vivo, via internet, e acompanhado por uma rede de internautas de diferentes culturas e países.

Atenciosamente,
Eliana Ovalle

Nenhum comentário: