Manter o foco no trabalho pode ser uma tarefa complicada tanto em
ambiente corporativo quanto em seu home-office. A causa desta desatenção
geralmente é o cansaço e um grande número de tarefas que fazem a gente
ficar perdido e não saber por onde começar. Algumas técnicas podem nos
ajudar a manter o foco:
1. Aplicativos que bloqueiam sites por um período
Uma das maiores distrações quando trabalhamos no computador são os
sites que não tem nada a ver com nosso trabalho. As vezes entramos no
YouTube ou em algum blog de humor que somente nos tirará a atenção. Para
bloquear alguns sites e se manter focado pelo tempo que achar
necessário alguns programas como o Freedom (MAC e Windows).
2. Mantenha horários fixos
Crie uma rotina com horários fixos de trabalho, ou seja, sempre que
possível das 09:00 às 11:00 você estará trabalhando em uma
tarefa/projeto X. Assim fica mais fácil planejar o dia e se concentrar
no trabalho longo.
3. Ligações, chat e visitas
Converse seriamente com pessoas que insistem em bater papo sem parar
no MSN, GTalk e afins. Ligações a toda hora, chats e visitas podem
atrapalhar muito sua produtividade. Mantenha uma postura rígida em suas
horas de trabalho.
4. Mesa limpa
Mantenha sua área de trabalho limpa e aconchegante. Um ambiente poluído pode causar inúmeras distrações desnecessárias.
5. Uma coisa de cada vez
Procure não se sobrecarregar de com várias tarefas ao mesmo tempo.
Planeje seu tempo e termine uma coisa de cada vez. Você verá como é bom
eliminar tarefas do seu caminho e partir para a próxima sem a culpa de
uma tarefa anterior feita pela metade ou faltando “so um pouquinho para
finalizar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário