Uma proposta comercial deve ser clara e objetiva. Absolutamente tudo
que o projeto abrangerá deve ser explicitado nesta proposta. Este
documento serve de garantia tanto para você quanto para seu cliente.
Estou disponibilizando aqui uma proposta
comercial fictícia onde houve apenas uma reunião inicial para criar uma
noção do trabalho. As especificações de cada módulo funcional do
software ainda não foram fornecidas pelo cliente e na proposta foi dada
um visão geral destes módulos (usuários, financeiro, vendas, compras,
etc.) para que o cliente possa ver se está tudo correto. Na prática,
apos aprovação desta proposta o correto seria realizar uma nova reunião
para definir detalhadamente o conteúdo de cada módulo e escrever estes detalhes na nova proposta.
Junto com a porposta comercial deve ser enviado um cronograma com os
períodos de desenvolvimento. Ja que neste nosso caso fictício os
detalhes dos módulos não foram definidos é muito provável que o
cronograma deverá sofrer alterações e uma nova versão deverá ser escrita
para acompanhar a nova proposta comercial.
Uma boa proposta comercial deve abranger os seguintes itens:
Descrição geral do projeto
Serve para que o cliente veja que o conceito do projeto foi bem interpretado por você
Requisitos de implementação do projeto
Como você pretende implantar o projeto,
quais as necessidades físicas, o que o cliente deve fornecer em termos
de material e o que você fornecerá como estrutura do projeto
Suporte e treinamento
Suporte e treinamento
Especifique se será dado um treinamento,
se ele está incluso no custo da proposta e diga como será oferecido o
suporte durante e pós implantação do projeto
Estrutura organizacional
Escreva aqui os “módulos” do projeto. É
importante modular um projeto para que o cliente tenha uma visão
separada de cada parte do trabalho. Um exemplo de modulação seriam as
áreas de um software para um projeto de TI ou então áreas da casa pra um
projeto de móveis planejados
Condições de fornecimento
explicite o custo total e/ou modular do
projeto. Diga qual o prazo de entrega e preveja um cronograma para a
implantação do projeto. Com base neste cronograma o cliente poderá lhe
cobrar prazos e você poderá sempre manter um controle sobre o andamento
do seu trabalho
Sobre sua empresa e clientes
Algumas empresas gostam de incluir
informações sobre a empresa e casos de trabalhos anteriores.
Particularmente eu apresento este tipo de informação em reunião
presencial com o futuro cliente ao invés de “encher linguiça” no
documento. Caso queira inserir este tipo de informação na proposta, faça
isto mais para o final da mesma. Lembre-se de que o cliente é ocupado e
quer ir direto ao ponto.
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