Você fechou sua proposta comercial,
definiu um cronograma para o projeto com todos os passos e ja iniciou
os trabalhos. No meio do projeto o cliente vê o progresso e como sempre
surge aquela modificaçãozinha, adaptaçãozinha
e por aí vai. Em alguns casos realmente pode ser uma adaptação pequena e
necessária que não foi prevista nas primeiras análises do projeto,
porém (acredito que você concordará comigo) na maioria dos casos o
cliente não tem noção de que aquela modificaçãozinha na verdade exige
muito mais do que 1 horas ou 2 de trabalho que poderiamos fazer sem
problemas e sem cobranças extras.
Quando um cliente solicita mudanças significativas no meio do projeto
é preciso saber mensurar a complexidade do trabalho e definir um custo
adicional para esta tarefa. Por mais que ja tenha sido criado um vínculo
de camaradagem com o cliente, ainda estamos falando de trabalho e de
profissionalismo. Não podemos simplesmente fazer tudo que ele pede com o
projeto andando. Existem algumas opções quando este tipo de situação
acontece:
Defina um custo e encaixe a tarefa para o final do projeto
Desta forma você poderá continuar com seu cronograma inicial e tudo correrá como combinado inicialmente sem uma sobrecarga
Defina um custo e encaixe a tarefa no meio do cronograma
Esta não é a melhor escolha, porém dependendo da
modificação/adaptação ela deverá ser feita inevitavelmente no decorrer
do projeto. Lembre de definir um custo justo com seu trabalho, pois na
maioria das vezes estes desvios dão muito mais dor de cabeça do que
imaginavamos no início.
Conclusão
O título deste artigo é “Saiba dizer não ao cliente”. Dito isto você deve entender que o “não”
é para não aceitar e fazer todas as modificações de graça so porque o
projeto já está em andamento. Se o seu projeto é um sistema de cadastro
de contatos e o cliente pede para você inserir apenas um campos extra de
telefone ele havia esquecido, não há problemas e podemos deixar de
cobrar e consequentemente fazer um agrado. Se o seu projeto é um móvel
planejado e o cliente muda tamanhos, cores e formas é óbvio que deve-se
cobrar. Não podemos simplesmente aceitar tudo porque o cliente lhe
contratou. Lembre-se que ele contratou aquilo que foi definido na proposta comercial e ela sempre é uma aliada nossa. Bom senso e valorização do seu tempo é a chave do negócio nesta etapa.
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