GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Saiba dizer não ao cliente

saiba-dizer-nao-cliente
Você fechou sua proposta comercial, definiu um cronograma para o projeto com todos os passos e ja iniciou os trabalhos. No meio do projeto o cliente vê o progresso e como sempre surge aquela modificaçãozinha, adaptaçãozinha e por aí vai. Em alguns casos realmente pode ser uma adaptação pequena e necessária que não foi prevista nas primeiras análises do projeto, porém (acredito que você concordará comigo) na maioria dos casos o cliente não tem noção de que aquela modificaçãozinha na verdade exige muito mais do que 1 horas ou 2 de trabalho que poderiamos fazer sem problemas e sem cobranças extras.
Quando um cliente solicita mudanças significativas no meio do projeto é preciso saber mensurar a complexidade do trabalho e definir um custo adicional para esta tarefa. Por mais que ja tenha sido criado um vínculo de camaradagem com o cliente, ainda estamos falando de trabalho e de profissionalismo. Não podemos simplesmente fazer tudo que ele pede com o projeto andando. Existem algumas opções quando este tipo de situação acontece:

Defina um custo e encaixe a tarefa para o final do projeto

Desta forma você poderá continuar com seu cronograma inicial e tudo correrá como combinado inicialmente sem uma sobrecarga

Defina um custo e encaixe a tarefa no meio do cronograma

Esta não é a melhor escolha, porém dependendo da modificação/adaptação ela deverá ser feita inevitavelmente no decorrer do projeto. Lembre de definir um custo justo com seu trabalho, pois na maioria das vezes estes desvios dão muito mais dor de cabeça do que imaginavamos no início.

Conclusão

O título deste artigo é “Saiba dizer não ao cliente”. Dito isto você deve entender que o “não” é para não aceitar e fazer todas as modificações de graça so porque o projeto já está em andamento. Se o seu projeto é um sistema de cadastro de contatos e o cliente pede para você inserir apenas um campos extra de telefone ele havia esquecido, não há problemas e podemos deixar de cobrar e consequentemente fazer um agrado. Se o seu projeto é um móvel planejado e o cliente muda tamanhos, cores e formas é óbvio que deve-se cobrar. Não podemos simplesmente aceitar tudo porque o cliente lhe contratou. Lembre-se que ele contratou aquilo que foi definido na proposta comercial e ela sempre é uma aliada nossa. Bom senso e valorização do seu tempo é a chave do negócio nesta etapa.

Nenhum comentário: