GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Saúde Bucal

Saúde Bucal
A Divisão de Saúde Bucal é responsável por planejar e supervisionar as ações odontológicas realizadas na rede municipal, consolidar dados provenientes do atendimento para alimentação dos Sistemas de Informações – DRS XVII e Ministério da Saúde, promover treinamento das equipes e suporte técnico e controlar o material de consumo (almoxarifado próprio). O setor mantém as unidades em condições adequadas de atendimento, supervisiona manutenção dos equipamentos odontológicos, participa de reuniões técnicas tanto na área odontológica quanto na área técnica da secretaria de Saúde.

Composição do setor

1 diretor da Divisão de Saúde Bucal – cirurgião dentista
1 gerente do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) – cirurgião dentista
25 cirurgiões dentistas distribuídos nas UBS e escolas municipais
28 atendentes de consultório odontológico
1 técnico em prótese dentária
1 chefe de seção operacional (técnico em equipamentos odontológicos)
2 auxiliares administrativas

Atividades desenvolvidas

O índice CPO-D (número médio de dentes permanentes cariados, perdidos e obturados) de 1,56 aos 12 anos de idade reforça a importância das ações de prevenção e de promoção voltadas às crianças, aos pais e/ou responsáveis, aos profissionais das escolas e aos adultos usuários do serviço realizado pela equipe.

Procedimentos coletivos

As ações de promoção e prevenção em Saúde Bucal são realizadas mensalmente nas escolas municipais que possuem consultório dentário e semestralmente nas unidades que não dispõem desses espaços. Os dentistas e auxiliares de consultório realizam a prevenção da cárie por meio de atividades de escovação, orientação do uso de pequena quantidade de creme dental com flúor e o a utilização do fio dental.

O Governo Municipal, por meio do projeto Sorrindo Para o Futuro, contemplou todos os alunos matriculados nos Centros de Educação Infantil, Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental com kits que incluíram escovas, creme dental e fio dental. Esses materiais de higiene bucal também foram distribuídos para o SOAPROC (abrigo de proteção à criança e ao adolescente) e a APAE.

Atividades de Saúde Bucal nas escolas

A divisão de Saúde Bucal possui 12 consultórios odontológicos instalados nas escolas municipais, onde é realizado, no início do ano letivo, o levantamento do critério de risco da cárie dentária em todos os alunos. O objetivo é planejar as ações, priorizando o atendimento às crianças classificadas em alto risco, que recebem restaurações de resina fotopolimerizável e autopolimerizável, restaurações de amálgama, de ionômero de vidro, exodontias de dentes decíduos na fase esfoliativa, pulpotomias, aplicação de selantes, profilaxia e aplicação de flúor conforme critério de risco. Também um trailler instalado no Centro Comunitário do Pegorelli.
São referenciados alunos para os consultórios odontológicos escolares, onde foram realizados 2.798 atendimentos, 46.996 procedimentos e um total de 1.616 tratamentos concluídos.
A cada dois anos é realizado o levantamento epidemiológico da cárie dentária na faixa etária dos 5 aos 12 anos (800 alunos), que também subsidia o  planejamento das ações em saúde pública, um indicador de Saúde Bucal preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Nenhum comentário: