Santos repete trajetória por um novo título mundial 48 anos depois
Com Neymar, Santos repete trajetória por um novo título mundial 48 anos depois
Gilmar, Ismael, Mauro, Haroldo, Dalmo, Lima, Mengálvio, Dorval, Coutinho, Almir e Pepe. Foram estes os últimos 11 jogadores a disputarem uma partida de um Mundial com a lendária camisa do Santos. Rafael, Danilo, Edu Dracena, Bruno Rodrigo, Durval, Arouca, Henrique, Elano, Paulo Henrique Ganso, Neymar e Borges. 48 anos depois da vitória por 1 a 0 sobre o Milan, no Maracanã, serão estes os 11 jogadores que irão retomar a história do Alvinegro da Vila Belmiro além-mar.

O adversário das 8h30 quarta-feira - horário de Brasília - não terá o peso do rival italiano de 1963, e a estrela maior do time não vai estar machucada, como esteve Pelé naquela oportunidade. Mas diante do campeão japonês, o Kashiwa Reysol, e com Neymar o Santos vai dar no Estádio Toyota o primeiro passo de um trajeto que no dia 18 de dezembro, em Yokohama, pode devolver ao clube o título de dono do planeta.

O grande obstáculo neste caminho é uma melhores equipes de futebol vistas nos últimos tempos, o Barcelona. Mas convém dar atenção ao desafio inicial. O mundo do futebol espera ansiosamente pelos duelos entre espanhóis e brasileiros e entre Messi e Neymar. No entanto, a última edição do torneio já mostrou que decepções são possíveis. O Santos não quer ser vítima de um novo Mazembe.


"Na parte teórica é muito fácil falar que somos favoritos e decidiremos o título com o Barcelona. Mas na prática precisamos ter concentração para não deixar escapar a vaga. No ano passado, o Mazembe eliminou o Inter. Por isso temos que entrar concentrados", alerta o atacante Borges.

O time brasileiro parece estar precavido contra os riscos que o Kashiwa pode oferecer. Além da já batida velocidade oriental, a equipe do técnico Nelsinho Batista aposta na precisão dos brasileiros Jorge Wagner e Leandro Domingues nas jogadas aéreas. "É um time organizado, que tem na armação volantes que constroem muito bem. Os brasileiros são decisivos, o Jorge na bola parada continua perigoso e o Leandro pelo lado direito é diferenciado, analisa o técnico Muricy Ramalho.

O Santos que entrará em campo na estreia do Mundial é conhecido há tempos. Durval fica mesmo com a vaga de Léo na lateral, protegendo o lado esquerdo da defesa e dando liberdade para Neymar atacar. Como também já era esperado, Elano será o substituto do volante Adriano, lesionado.

Mas algumas dúvidas só serão solucionadas na hora em que a bola rolar no Estádio Toyota. A condição física de Elano não é a ideal, mas o meia vai a campo pela experiência que carrega ao longo da carreira internacional. Como o titular da seleção brasileira na Copa de 2010 vai se comportar nos gramados japoneses?

Outra figura decisiva do ataque santista, o meia Ganso pode não ter problemas físicos, mas a cabeça do camisa 10 é motivo de preocupação. Depois de passar o ano inteiro em conflito com a diretoria do clube por desencontros quanto à assinatura de um novo contrato, o jogador recolocou o assunto em pauta às vésperas do Mundial ao vender os 10% dos próprios direitos que lhe pertenciam ao grupo DIS, desde o início tido pelo Santos como vilão da história.

Já Neymar precisa corresponder à imensa expectativa criada pela imprensa mundial e pelos torcedores japoneses nos últimos dias. Jogadores de peso e responsabilidades de peso, à altura de um time bicampeão mundial. A postura da equipe diante de tamanha pressão vai determinar se o Santos voltará ao Brasil com o tri.

FICHA TÉCNICASANTOS X KASHIWA REYSOL

Local: Estádio Toyota, Toyota (Japão)
Data: 14 de dezembro de 2011, quarta-feira
Horário: 8h30 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Nicola Rizzoli (Fifa-ITA)
Assistentes: Renato Faverani e Andrea Stefani (ITA)

SANTOS: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Bruno Rodrigo e Durval; Henrique, Arouca, Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Borges
Técnico: Muricy Ramalho

KASHIWA REYSOL: Sugeno; Sakai, Kondo, Masushima e Hashimoto; Otani, Barada, Jorge Wagner e Leandro Domingues; Kudo e Tanaka
Técnico: Nelsinho Batista