GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Crianças querem brincar, mas parquinho está com brinquedos quebrados na Topolândia

Moradores do bairro da Topolândia, região Central de São Sebastião, estão reclamando que o parquinho infantil localizado na rua Montes Claros está com os brinquedos quebrados e enferrujados. Segundo algumas pessoas entrevistadas, o local está abandonado pela prefeitura, e as crianças da região não têm mais onde brincar.
A estudante Thais Jesus do Nascimento, 16 anos, afirmou que há mais ou menos três anos não existe manutenção no parque. “A única coisa que eu me lembro é de uns funcionários da prefeitura que vem aqui de vez em quando pintar a parede, agora os brinquedos continuam em péssimo estado. As crianças nem vem mais aqui”.
Genivaldo de Morais, 29 anos, mora ao lado da área de lazer, e contou que inclusive cedeu o muro de sua casa para que a prefeitura pudesse pintar com as cores da administração atual. “Este parquinho existe desde o ano 2000, antes os brinquedos eram todos de ferro, e devido à ação do tempo, como sol e chuva, eles enferrujaram, e muitas crianças já se machucaram. Há alguns anos, trocaram a estrutura de ferro dos brinquedos por madeira. Mas como não existe manutenção, a ação do tempo acabou estragando tudo de novo”.
Morais também contou que o local já foi uma área verde, e que gostaria que o parquinho pudesse ser revitalizado. “Alguma atitude definitiva precisa ser tomada, pois não existe solução. Sem manutenção os brinquedos vão se deteriorar de tempos em tempos, e vão ficar podres de novo. Um problema que incomoda muito a vizinhança também é com o mato que cresce aqui, tem dias que fica difícil e perigoso com esse matagal do lado de casa”.
João Silva, 9 anos, que mora nas imediações, afirmou que gostaria de poder brincar, mas sente-se frustrado porque os brinquedos estão quebrados. “Eu passo aqui todo dia para ir à escola. Eu e meus amigos até tentamos brincar um pouco, mas não dá, está muito perigoso. E outra coisa também que atrapalha é que o parquinho está muito fedido, e cheio de fezes de animais. Se a gente for no escorregador e cair na areia ficamos todos sujos”.

Manutenção


A prefeitura de São Sebastião foi questionada sobre o problema enfrentado pelas crianças do bairro, e informou que de acordo com a Secretaria das Administrações Regionais (Seadre), Regional Centro/Topolândia, uma equipe já foi até o local na semana passada e constatou o problema. E que neste momento, a prefeitura estaria realizando o planejamento para viabilizar o material para a reforma e pintura do local e, assim, executar a ação. Enquanto isso, a Seadre informou que trocará as gangorras e o escorregador, de forma a oferecer à população melhores condições de uso dos brinquedos.


Pedido de vereador


A manutenção do parque infantil da rua Montes Claros também já foi tema de requerimento do vereador Amilton Pacheco da Silva (PSB). Ele enviou o documento ao prefeito cobrando providências sobre os serviços de manutenção na última semana de setembro. De acordo com o parlamentar, os equipamentos estão enferrujados e quebrados oferecendo riscos de acidentes às crianças. Em março desse ano, uma indicação de autoria do vereador sobre o mesmo assunto também foi encaminhada ao Poder Executivo. “Mesmo nas condições em que o parque se encontra, os menores continuam utilizando os brinquedos, por ser a única área de lazer do bairro”.

No requerimento, o vereador pedia informações sobre o andamento do processo gerado após o envio do documento protocolado em março. Pacheco questionou ainda se a reforma dos brinquedos vai acontecer ainda esse ano.
No caso de não haver previsão dos serviços até dezembro, o parlamentar solicitou no documento que fosse incluído no cronograma de obras para 2012.

Nenhum comentário: