GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

SP que vacinar 2,8 milhões de crianças contra paralisia amanhã

A Secretaria de Saúde de São Paulo realiza neste sábado (13) a segunda etapa de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite) para as crianças menores de cinco anos. A meta da pasta é imunizar 2,83 milhões de crianças, o que corresponde a 95% da população nesta faixa etária.
Nesta segunda fase, deverão ser imunizadas as crianças que receberam a primeira dose na etapa anterior da campanha -- ocorrida em 18 de junho--, e também as crianças que não receberam a vacina naquela ocasião. Segundo a médica Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria, tomar a dose apenas agora não minimiza o efeito da imunização.
"Tem o mesmo efeito. Isso porque a vacina da paralisia infantil não é aplicada apenas em campanhas. Elas são doses adicionais e, por isso, representam um reforço às doses tomadas de acordo com o calendário básico de vacinação", explica Sato.
Durante a vacinação promovida amanhã, a secretaria vai aproveitar ainda para regularizar a carteira de vacinação no caso de atrasos. Por conta disso, a pasta pede que a carteirinha seja levada aos postos de saúde.
A vacina não têm contraindicação. Ela só não é recomendada a crianças imunodepressivas, ou seja, estejam em tratamento de quimioterapia ou radioterapia, ou as que tenham apresentado reação alérgica grave com a dose anterior. "Criança resfriada, que esteja tomando antibiótico e até com diarreia poderão sem ser vacinadas", ressalta Sato.
SARAMPO
Também serão aplicadas amanhã doses contra o sarampo. Nesse caso, deverão ser vacinadas as crianças com idades entre 1 e 6 anos, mas apenas as que não receberam a dose na primeira fase da campanha.
"Nós estamos concentrando os esforços agora nas crianças que ainda não receberam a vacina. A maioria delas têm entre 5 e 6 anos. Isso ocorre porque essas idades não estão inclusas na campanha contra a paralisia e as crianças que já receberam a dose fizeram isso na primeira etapa da campanha", disse Sato.
As contraindicações da vacina contra o sarampo são as mesmas da vacina contra a paralisia.
O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas.
Os principais sintomas da doença são febre e exantema (manchas avermelhadas no corpo), acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite.

Nenhum comentário: