GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Morre adolescente de 16 anos vítima de meningite em Ubatuba; região acumula três óbitos em menos de um mês

Jovem residia no Rio Escuro, bairro onde também morava uma menina de 11 anos, morta na semana passada. Prefeitura anuncia vacinação para os moradores locais

Um adolescente ubatubense de 16 anos faleceu nesta terça-feira, provavelmente, em função de uma meningite meningocócica. O jovem é a terceira vítima fatal da doença no Litoral Norte, em um intervalo de 25 dias. Na semana passada, uma menina de 11 anos também veio a óbito logo depois de ser internada na Santa Casa com os sintomas. O caso do adolescente foi bem semelhante. Ele deu entrada no hospital na noite de segunda-feira, com fortes dores na cabeça e febre. Menos de 24 horas depois o óbito foi confirmado. Ambos eram do mesmo bairro (Rio Escuro), porém, a prefeitura não confirmou a relação direta entre os casos.
“Estamos apurando, mas é cedo para fazer qualquer afirmação. O que pode e deve ser feito de imediato é o bloqueio e a imunização no bairro, que conta com 2 mil habitantes. Conseguimos 700 doses para vacinar todas as crianças e adolescentes do Rio Escuro. Quem tiver até 19 anos está sendo orientado a se dirigir ao Posto de Saúde do bairro para realizar esta ação preventiva”, explica o secretário de Saúde Clingel Frota, acrescentando outras iniciativas tomadas pelo poder público municipal.
“Além da vacina estamos convocando os familiares e amigos que tiveram um contato mais próximo do adolescente nos últimos dias. Estas pessoas já estão recebendo tratamento por meio de um bloqueio químico (antibiótico). São cerca de 20 pessoas que devem ficar isoladas”, acrescenta Clingel.
O secretário garantiu que todas as providências de responsabilidade da prefeitura serão tomadas e aproveitou para tranquilizar a população. “Os moradores do Rio Escuro estão bastante apreensivos. As ações em curso têm como objetivo principal evitar a propagação da doença, evitando novas vítimas. Inclusive, trabalharemos em esquema de plantão no Posto de Saúde do bairro nos próximos dias”, ressalta o secretário municipal de saúde, alertando que o Rio Escuro ainda apresentou um terceiro caso de meningite, porém, a vítima não veio a óbito e conseguiu recuperação.
Além dos dois jovens mortos em Ubatuba, uma professora de Caraguatatuba também faleceu em função de meningite meningocócica no final do mês passado. Ela tinha 23 anos e freqüentava a cidade vizinha, onde disputou o campeonato ubatubense de futebol amador.

Meningite

A meningite é uma inflamação das membranas que recobrem e protegem o sistema nervoso central - as meninges. Ela pode ser de origem viral, adquirida depois de alguma gripe ou outra doença causada por vírus, ou de origem bacteriana, normalmente mais branda. Uma forma contagiosa da doença é a causada pelo meningococo que transmite a doença pelo ar. Outra forma de contágio é o contato com a saliva de um doente.
A bactéria entra no organismo pelo nariz e aloja-se no interior da garganta. Em seguida vai para a corrente sanguínea e pode ocorrer por dois caminhos: cérebro ou difusão pelo corpo (bacteremia), causando uma infecção generalizada conhecida como septicemia. A orientação é evitar locais fechados e com aglomeração de pessoas. Viagens longas no mesmo veículo também podem oferecer risco.

Nenhum comentário: