GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Justiça avalia a situação de 94 mil condenados em São Paulo

(AE) - Uma equipe de juízes, promotores e defensores públicos vai avaliar a partir desta quarta-feira, a situação prisional de 94 mil condenados que cumprem pena em presídios paulistas. Parte desses presos poderá ter reconhecidos direitos e benefícios, incluindo a libertação.
Coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o mutirão envolverá uma estrutura sem precedentes. O conselheiro Walter Nunes, do CNJ, afirmou que a expectativa é de que a operação demore cinco meses. Dezessete juízes e 50 funcionários do Judiciário analisarão cerca de 94 mil processos. Também estão previstas inspeções em 149 presídios do Estado de São Paulo. “Isso vai ser um trabalho longo. São Paulo é o maior desafio a ser enfrentado em termos de mutirão”, afirmou Nunes. O conselheiro disse que não é possível ainda fazer estimativas sobre quantos presos poderão ser beneficiados pela operação. Os presídios paulistas têm a maior população carcerária do País. Ao todo, cerca de 170 mil pessoas estão presas nas penitenciárias de São Paulo.
De 2008, quando os mutirões foram criados, até agora, o CNJ já analisou 276 mil processos no Brasil. De acordo com informações do conselho, foram liberados nos mutirões ao todo 30,5 mil presos, número que representa 11% do total de processos avaliados. Outros benefícios foram concedidos a 56,1 mil presos.
Nunes disse que a resistência inicial de parte dos juízes ao mutirão já foi resolvida. “Às vezes alguns juízes ficam mais melindrados. Depois que se faz uma reunião interna, se explica a metodologia, a resistência desaparece. Inicialmente fica se pensando que vem juiz de fora para rever as decisões. Mas isso não acontece”, afirmou.

Nenhum comentário: