Depois de adquirir conhecimentos para abrir seu negócio, surge o desafio de administrar o dia a dia da empresa. Problemas de planejamento, questões jurídicas, desafios para lidar com os funcionários, queda nas vendas e a falta de uma presença online podem afetar o negócio.
Para ajudar o empreendedor a passar por esses obstáculos, os cursos de aperfeiçoamento podem ser ideais. Por isso, selecionamos aulas online e gratuitas sobre questões comuns dentro de uma pequena empresa em operação.
Os conteúdos foram elaborados tanto por instituições de apoio, como o Sebrae, quanto por universidades, como USP e Stanford. Veja, a seguir, 25 opções de cursos online:
Quando: a qualquer momento -
Carga horária: 3 horas por semana -
Idioma: inglês
Inovar é preciso para a sobrevivência de um negócio. Frequentemente, porém, as empresas não sabem como inovar. O curso do MIT ensina metodologias para desenvolver inovações, fazendo uso de cases, leituras e alguns vídeos explicativos. O próprio aluno acessa o conteúdo e faz os exercícios encontrados no material, por conta própria.
O objetivo do curso é conscientizar o trabalhador informal sobre a importância de se legalizar como MEI. As aulas trarão informações sobre o processo de legalização, locais, impostos a serem pagos e benefícios para os que se formalizarem. Também trará dicas de como contratar funcionários, como cancelar o cadastro como MEI e como passar de microempreendedor individual para microempresa.
O curso do iPED pretende ensinar os conceitos de administração e auxiliar o empreendedor a elaborar seu plano de negócios, promovendo a gestão financeira, comercial e de marketing do empreendimento. É possível assinar uma versão paga das aulas, que possui mais recursos.
Quando: a qualquer momento -
Carga horária: cerca de três horas -
Idioma: português
O curso aborda temas como o processo da inovação (incremental e radical), abordagem e técnicas para geração de ideias, seleção e pré-financiamento de inovações e gestão de incertezas. O conteúdo é composto por uma série de 11 aulas em vídeo, que podem ser vistas a qualquer hora.
5 – Sei Planejar:
Instituição: Sebrae -
Quando: a qualquer momento -
Carga horária: 5 horas -
Idioma: português
O objetivo das aulas do Sebrae é organizar o negócio do empreendedor e fazê-lo se adaptar às demandas do mercado, fornecendo orientações para criar e ofertar produtos e serviços de qualidade. Nos conteúdos, estão planejamento, ferramentas e conhecimentos para garantir a sustentabilidade do pequeno negócio, trazendo organização e prosperidade.
6 – Gestão de Projetos:
Instituição: iPED -
Quando: a qualquer momento -
Carga horária: 20 horas na versão gratuita -
Idioma: português
O objetivo do curso é ensinar o que faz um projeto ser bem sucedido ou fracassar. Para isso, é preciso definir um escopo, conhecer as cinco fases do gerenciamento de um projeto e fazer de uso de um software colaborativo. É possível assinar uma versão paga das aulas, que possui mais recursos.
Ampliar a qualidade da empresa, desenvolver o pensamento estratégico, definir objetivos claros e precisos e adotar indicadores de desempenho. Esses são os objetivos do curso oferecido pelo Sebrae, que ensinará técnicas para identificar pontos fracos do negócio, como projetar resultados futuros, ações para aumentar a competitividade, como melhorar a qualidade dos produtos e serviços e práticas para garantir a sustentabilidade do empreendimento.
O conteúdo de curso da FGV está estruturado em oito módulos, com temas como captação de recursos; perfis dos negócios em Private Equity e Venture Capital; análise de investimentos e alternativas para empreendedores; processo de investimento e aspectos contratuais; desinvestimento e retorno. A teoria é complementada com estudos de caso.
9 – Como Elaborar Contratos:
Instituição: iPED -
Quando: a qualquer momento -
Carga horária: 20 horas na versão gratuita -
Idioma: português
As aulas ensinarão a elaborar um contrato, falando sobre sua natureza jurídica e os tipos de interpretação. Há aulas sobre como ocorre o contrato de compra e venda, de troca, de locação e de prestação de serviços. É possível assinar uma versão paga das aulas, que possui mais recursos.
As aulas do Sebrae pretendem ensinar conceitos de gestão financeira para pequenos negócios, como o controle diário de entradas e saídas e a diferenciação entre o dinheiro do microempreendedor das contas da própria empresa. Para quem já passou de MEI para microempresa, há um curso do Sebrae também deplanejamento financeiro específico para essa categoria.
Quando: a qualquer momento -
Carga horária: 20 horas na versão gratuita -
Idioma: português
O curso propõe ensinar a importância da contabilidade para gerir esses tipos de empreendimento, contando receitas, despesas e custos, além de lançamentos contábeis e balanço patrimonial. É possível assinar uma versão paga das aulas, que possui mais recursos.
Quando: a qualquer momento -
Carga horária: cerca de uma hora -
Idioma: inglês
O curso é um apanhado de palestras feitas por professores da Universidade de Stanford e empreendedores como Guy Kawasaki e Marissa Mayer, no centro de pesquisa e estudo “Stanford Technology Ventures Program”. Alguns assuntos são a importância de parcerias, tecnologias disruptivas, levantando fundos, compondo o time, trazendo propósitos para sua companhia e seguindo seu objetivo. O conteúdo é composto por 13 palestras, que podem ser vistas a qualquer hora.
13 – Liderando Sabiamente:
Instituição: USP (Veduca) -
Quando: a qualquer momento -
Carga horária: cerca de duas horas -
Idioma: inglês
O curso conta com diversos discursos, com personalidades como Sheryl Sandberg (Facebook), que abordam temas como “Liderando como os grandes maestros”, “Como grandes líderes inspiram”, “Por que existem tão poucas líderes mulheres” e “Por que o trabalho não acontece no trabalho”. O curso é composto por 11 palestras, que podem ser vistas a qualquer hora.
O curso trabalha desde o contexto e as tendências na gestão de pessoas até sistemas estratégicos e integrados, captação e socialização, valorização das pessoas e estruturação de equipes de desenvolvimento e de inovação. O curso é composto por uma série de 11 aulas em vídeo, que podem ser vistas a qualquer hora.
15 – Gestão de Equipes:
Instituição: iPED -
Quando: a qualquer momento -
Carga horária: 20 horas na versão gratuita -
Idioma: português
O curso ensina como preparar e desenvolver pessoas, ressaltando o papel do líder, a tomada de decisões em equipe e como gerir funcionários de vendas. É possível assinar uma versão paga das aulas, que possui mais recursos.
As aulas tratam de empregados e questões relativas ao salário e à subordinação. Alguns dos tópicos trabalhados são o custo da contratação, terceirização, trabalho temporário e cooperativa de trabalho.
A proposta das aulas é mostrar como talentos empresariais podem ser descobertos através do treinamento dentro da empresa. O curso ensina como reconhecer esses talentos, os tipos de inteligência e formas de treinar, por exemplo. É possível assinar uma versão paga das aulas, que possui mais recursos.
Carga horária: 15 horas -
Idioma: português
O curso pretende promover uma reflexão crítica sobre o atendimento ao cliente, identificando aspectos que contribuem com a satisfação do cliente e planejando ações que possibilitam resultados positivos nessa aprovação da clientela. As aulas ensinarão diferenciais competitivos por meio de um atendimento de excelência; diretrizes para o tratamento de reclamações na empresa; e a diferença entre tratar bem e atender bem.
19 – Sei Vender:
Instituição: Sebrae -
Quando: a qualquer momento -
Carga horária: 5 horas -
Idioma: português
O curso pretende ensinar os microempreendedores a incrementar seus produtos e serviços, a conquistar mais clientes e a ampliar as possibilidades e crescimento e expansão do seu negócio. As aulas ensinam reposicionamento e adaptação do negócio às exigências do mercado; planejamento e gerenciamento de vendas e manejo de ferramentas de marketing. Para quem já passou de MEI para microempresa, há um curso do Sebrae também de vendas específico para essa categoria.
Seguindo a linha de vendas, este curso do Sebrae é específico para qualificar alunos que queiram definir preços de venda competitivos para seus negócios, por meio de procedimentos técnicos e conhecimento de mercado. As aulas contarão com elementos que compõem o preço e a venda; diferenciação de custos e despesas fixas de custos e despesas variáveis; avaliação de mercado para determinar preços competitivos; fixação de preço de produtos e serviços.
21 – Sei Comprar:
Instituição: Sebrae -
Quando: a qualquer momento -
Carga horária: 5 horas -
Idioma: português
Fazer o empreendedor perceber que boas vendas e bons resultados nos negócios dependem, em grande parte, de como as compras são feitas. Esse é o objetivo do Sei Comprar, do Sebrae, que aborda conteúdos como estratégias para comprar bem, competitividade e aumento da lucratividade dos pequenos negócios.
Compreender o negócio como uma organização sistêmica, incorporando princípios que visam uma eficácia empresarial, é o objetivo destas aulas do Sebrae. As aulas propõem uma visão geral dos influenciadores do negócio, a análise dos fatores externos e internos para verificar a situação da empresa e a compreensão do contexto para projetar o futuro do empreendimento.
A proposta do curso é apresentar novas formas de empreender coletivamente, por meio da criação de organizações coletivas. As aulas abordarão o quão importante é o cooperativismo e o associativismo no mundo dos negócios; a melhoria da competitividade das pequenas empresas por meio de ações coletivas e o incremento da gestão e consolidação do negócio no mercado pelas ações coletivas.
24 – Estratégia e Empreendedorismo Sustentável: Instituição: Indian Institute of Management, Bangalore (edX) - Quando: início em 29 de setembro (terça-feira) - Carga horária: de cinco a seis horas por semana - Idioma: inglês
Como as empresas podem ser sustentáveis sem comprometer seus diferenciais competitivos? O curso da IIMBx é direcionado para quem pretende ter um negócio sustentável, explorando como os gestores podem lidar com os desafios que virão.
O Sebrae pretende ensinar o aluno a usar ferramentas online para elaborar estratégicas de participação no mercado virtual. O curso também abordará o estudo de novas tendências do comércio eletrônico. As aulas são direcionadas para proprietários com menos de dois anos de existência, e preferencialmente que já possuam alguma experiência no posicionamento de sua empresa na internet.