GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Professores de Caraguatatuba apostam em ensino híbrido como alternativa para inovar no modelo tradicional

Sempre atenta às transformações do sistema educacional, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação no projeto #EducaçãoTransformadora, realizado em parceria com a empresa Planneta Educação, oferece o Programa de Formação de Educadores. O objetivo é ampliar, aprofundar e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, propondo aos docentes atividades que possam inovar sua prática pedagógica.


Entre as mudanças recomendadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), está a que sugere a inclusão da aprendizagem ativa, que favorece o protagonismo do aluno dentro e fora de sala de aula. Na EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar, os alunos conhecem e aprendem os conteúdos por meio de novas metodologias como o ensino híbrido e a sala de aula invertida.

Na aula interdisciplinar, envolvendo Ciências e Geografia, lecionadas respectivamente, pelos professores João Paulo Biscardi e Severo Henrique Ortiz, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, depois de apresentados a um problema ambiental, se reúnem em grupo no laboratório de informática da escola para pesquisar e discutir sobre o tema. O resultado do estudo é exibido aos colegas por meio de uma apresentação virtual. 

Para chegar a este formato de aula, os professores utilizaram os conceitos estudados no curso de Metodologia de Aprendizagem Ativa. “A formação veio ao encontro com o que nós precisávamos, visto que a tecnologia está presente em diferentes aspectos da vida do estudante, por isso, o conhecimento desenvolvido de maneira dinâmica se torna eficaz quando comparado ao ensino tradicional”, explica Biscardi.

A aprendizagem ativa estimula o desenvolvimento de habilidades incluindo processos cognitivos mais sofisticados como investigar, analisar e criar. O ensino híbrido combina a educação presencial com propostas online e, contrapondo as aulas expositivas, o método da sala de aula invertida, promove aulas mais produtivas e participativas entre os estudantes.  

Nenhum comentário: