GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 14 de abril de 2018

Palestra em Caraguatatuba promoveu o encontro de pais e responsáveis por crianças autistas

O tema “Autismo e Família: Orientação, Informação e Cuidados” envolveu os pais e responsáveis por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em palestra ministrada pela psicóloga e neuropsicóloga EdivirgemCristina da Silva, na noite de sexta-feira (06/04), na Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba. O encontro foi promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e em parceria com a empresa Planneta, como parte da programação da Semana de Conscientização sobre o Autismo. 
 
Para Ricardo Ribeiro, secretário de Educação do município, o evento é resultado do compromisso com a rede de ensino, buscando atender cada vez melhor o aluno com TEA e a sua família. “Investimos na capacitação dos professores durante o ano todo. No que diz respeito aos pais, é importante a promoção de encontros como o de hoje, por meio do qual um assunto tão delicado pôde ser tratado de maneira positiva”, diz Ribeiro.
Na palestra voltada para as questões familiares, os participantes ainda puderam esclarecer dúvidas e trocar experiências com outros pais. Especialista no assunto, Edivirgem Cristina revela que ainda hoje as pessoas acreditam que autistas são aquelas crianças que só balançam, não pensam e não falam. “Não é nada disso. Quem possui Transtorno do Espectro Autista pode conversar, estudar e inclusive trabalhar, a depender do grau de comprometimento do cérebro”, explica. 
Tatiane Ferreira (33 anos), mãe de gêmeos diagnosticados com TEA, conta que a palestra foi, na verdade, um encontro colaborativo. “Gostei muito da troca de informações, das dicas e orientações que recebi. Saio ainda mais consciente sobre a importância de sermos mais participativos com relação aos nossos filhos. O resultado que esperamos também depende muito da nossa dedicação”, conclui. 
O evento fez parte da Semana de Conscientização sobre o Autismo, realizada por meio das Secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), de Educação, Esportes e Saúde, em parceria com a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, CIAPI – Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso, Acalento – Associação de Apoio Ao Desenvolvimento Humano e APAE – Associação Pais e Amigos dos Excepcionais.
Essa iniciativa também contou com o apoio do programa Família Participativa, que tem o objetivo de aproximar a família da escola e auxiliar nos avanços da educação em Caraguatatuba.

Nenhum comentário: