GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 17 de abril de 2018

Banco de Leite Humano é inaugurado em Caraguatatuba

Agora, mães e bebês de Caraguatatuba já contam com seu próprio Banco de Leite Humano (BLH). Nesta terça-feira (17/04), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou a unidade, junto ao Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami), dentro do prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no 1ª andar.


Com capacidade de armazenar 60 litros de leite por mês, o objetivo principal será fornecer leite pasteurizado aos bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris e às mães com dificuldade no aleitamento por alguma contraindicação - como, por exemplo, mães portadoras do HIV ou hepatite.

O fornecimento de leite para bebês recém-nascidos da Casa de Acolhimento também será outra prioridade. Todas as solicitações de mães com dificuldade para amamentar serão avaliadas pela unidade mediante prescrição médica, após orientação sobre a forma correta de amamentação. 

O prefeito Aguilar Junior ressaltou que o BLH passa a ser resultado de tudo o que foi proposto pela atual gestão em relação às mães e bebês do município. “Estamos muito felizes em poder atender a nossa população bem e até a outros municípios quando necessário. Além de nossa preocupação com o aleitamento materno, queremos e estamos focados para também zerar as filas de exames e o tempo de espera por aparelhos auditivos, próteses, entre outros”, afirmou. 
 
A primeira dama de Caraguatatuba e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Frateschi Aguilar, falou sobre sua experiência como mãe e preocupação com a amamentação, em especial, durante sua primeira gestação. 

“Depois que minha primeira filha nasceu, eu pude entender melhor o porquê de tantas campanhas de doação de leite materno. Agora, com o Banco de Leite, em Caraguatatuba, estamos fechando um grande ciclo e acalmando o coração de mães que se culpam por não poderem amamentar. Esta é uma iniciativa incrível e de valor inestimável. A partir daqui, vamos contar com as mães para que façam suas doações e divulguem ao máximo esta ação para que ela chegue a quem precise”, ressaltou. 
 
A enfermeira e coordenadora do Ceami, Ana Cláudia Tripac, responsável pela BLH de Caraguatatuba destacou que este foi um dia de muita alegria, já que a unidade é resultado de uma longa busca. ”Não foi fácil, cada passo foi bem difícil; mas hoje festejamos com alegria esta inauguração”, afirmou. 

“Já estamos com 25 mães cadastradas, que passarão por triagem para que as doações aconteçam. Vamos com nossa equipe e realizamos esta busca a domicílio”, explicou. 

Durante as visitas domiciliares de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), mães com perfil de doadoras também podem ser identificadas e orientadas para o cadastro. 

O secretário de Saúde, Amauri Toledo, falou ao público sobre a importância desta inauguração, que fecha com chave de ouro todo o trabalho que já é desenvolvido pelo Ceami. “É muito importante cuidarmos dos nossos bebês desde pequenos e o cuidado para com as mães também é fundamental. Isto refletirá na resistência da própria genitora, que será passada aos filhos e influenciará diretamente o futuro destas crianças”, explicou. 

A pediatra Shirley Aparecida Romeiro foi homenageada como madrinha do Banco de Leite Humano de Caraguatatuba e recebeu das mãos do prefeito Aguilar Junior uma placa, como mimo, por sua dedicação à causa das mães e bebês do Litoral Norte. 

Doações

As mulheres em período lactacional (nutrizes), interessadas em doar leite materno, poderão entrar em contato diretamente com o Ceami e BLH para agendar entrevista. Logo após contato, as candidatas à doação passarão por triagem para garantir a segurança da saúde da criança. 

Todo processo de doação será protocolado pela Rede de Banco de Leite Humano, Instituto Fernandes Figueira (IFF) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

Após análise e aprovação, a mãe doadora receberá frascos esterilizados para armazenamento do leite e informações sobre a devida forma de coleta. 

Inaugurações

O prefeito Aguilar Junior também informou ao público sobre as próximas inaugurações promovidas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, nas comemorações do aniversário da cidade. Na próxima sexta-feira (20/4), após a solenidade de hasteamento da Bandeira no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), às 8h, a cidade recebe de presente a inauguração do Pronto Atendimento 24h da Unidade Massaguaçu. No sábado (21), outra UBS será inaugurada no bairro Perequê-Mirim às 14h. 
Serviço:

Banco de Leite Humano de Caraguatatuba
Avenida Maranhão, n. 451 – 1º andar
Jardim Primavera 
Edifício Dr. Luiz Roberto Barradas Barata
Talita Fernanda (tali.fernandasl2@gmail.com) 
Jornalista – MTB: 12817

Nenhum comentário: