GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 7 de março de 2017

Moradores e turistas elogiam mutirão de Limpeza na Praia Brava

Trabalho coletivo retira mais de 20 sacos de 100L de resíduos da praia trilha e costeira 


O último fim de semana agradou turistas e moradores que visitaram a Praia Brava, ao verem voluntários e a equipe da Al Mar - Grupo de Proteção dos Ambientes Marinhos, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizando uma limpeza na Praia Brava. 
O grupo contou com total apoio da equipe da nova gestão municipal, que esteve presente e atendeu às necessidades do mutirão. Cerca de 30 pessoas participaram da ação, que foi percebida e elogiada por turistas que estavam na praia.
No sábado, com atenção dada à praia e trilha, foram coletados 10 sacos de 100 L de resíduos, entre grande quantidade de isopor, seguido de garrafas Pets, latas de cerveja,  restos de rede de pesca, tecidos de tendas deixados por pescadores e bitucas de cigarro. 
A ação foi concluída com a limpeza da costeira e a retirada de mais 13 sacos de 100 L de lixo. Na opinião de participantes, como o professor da rede municipal, Rafael Romero e a esposa Carolina Hilst Romero, a ação foi gratificante.  "O casal vestiu a camisa e já se tornou mais um parceiro, mais um integrante da família Al Mar", comentou Mauro Apingorá, do grupo Al Mar.
Como ele frisou, a participação de todos foi importante para a conclusão do trabalho. A bióloga Amanda, do Massaguaçu, presenteou a equipe com um apetrecho de limpeza de costeira, que facilita a retirada dos resíduos enroscados entre as pedras. O secretário de Meio Ambiente, Marcel Giorgetti, esteve na abertura e parabenizou a ação dos moradores, contando que a secretaria tem bons projetos para a cidade.
A grande quantidade de resíduos retirados da praia, maior do que nos últimos mutirões, demonstra que o velho hábito de jogar lixo no mar ou na praia, continua. "Muita gente ainda não se conscientizou e não se apropriou da responsabilidade de cuidar do seu lixo", comenta o orgnizador Mauro Apingorá.

Os voluntários  Gigliardi Ferreira, Eliane Zenko, Tainha, Lucas Macaé, Shirley Burihan, José Rodrigues, entre outros, foram de fundamental importância para o trabalho.
A Praia Brava é a única que mantém as características naturais ainda preservadas e, por isso, é um dos atrativos turísticos cada vez mais visitados e precisa ser preservada.
O grupo Al Mar se preocupa com o desenvolvimento do turismo no Litoral Norte e o aumento dos impactos da ação humana no meio ambiente, principalmente com relação aos resíduos deixados nos locais visitados.





Nenhum comentário: