GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 7 de março de 2017

Comitês do Programa Primeiríssima Infância alinham ações para o Litoral Norte

Representantes dos comitês do Programa Primeiríssima Infância de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba se reuniram segunda (6), para avaliar os indicadores dos municípios e as ações já desenvolvidas e planejar a atuação este ano. O encontro ocorreu no Polo Cultural Adaly Coelho Passos, em Caraguatatuba.

O prefeito Aguilar Junior assistiu as apresentações sobre o funcionamento do projeto e as linhas de atuação dos municípios e reiterou seu apoio ao programa. “Podem contar com o apoio da nossa administração para o desenvolvimento das ações”, afirmou.

O programa é articulado pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e as Prefeituras do Litoral Norte. “O objetivo é melhorar a qualidade do atendimento às crianças, gestantes e famílias grávidas da região”, explicou a articuladora da Secretaria Estadual da Saúde, Denise Mendes.

De acordo com a consultora da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Anna Maria Chiesa, dados científicos comprovam que o grau de aprendizagem das crianças chega a ser três vezes maior quando atendidas na primeira infância.

Em Caraguatatuba, o comitê é formado por funcionários das Secretarias de Educação, Saúde, Esportes, Desenvolvimento Social e Cidadania e dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso. A articuladora local, Débora Fontes, disse que todas as secretarias trabalham interligando os projetos voltados à primeira infância. 

“Temos como desafio estreitar os laços com os profissionais envolvidos e com as famílias atendidas, por meio do fortalecimento do diálogo e a disponibilidade dos representantes das pastas. O que já tem acontecido”, apontou Débora Fontes, articuladora do programa em Caraguatatuba.

Os grupos das quatro cidades se reúnem novamente no dia cinco de abril, em Caraguatatuba. Nos dias 25 e 26, do mesmo mês, acontece uma formação em Puericultura (ciência que reúne todas as noções de fisiologia, higiene, sociologia para favorecer o desenvolvimento físico e psíquico das crianças, desde o período da gestação até a puberdade). 

Outra reunião regional está prevista para o dia três de maio, em Ilhabela. Em maio também será realizada a Semana do Bebê e do Brincar, simultaneamente nas quatro cidades de 14 a 20 de maio.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Jornalista

Nenhum comentário: