Na ultima sexta (12) comemorou-se o Dia Interamericano de Qualidade do Ar. Para marcar a data, as Secretarias de Educação e do Meio Ambiente promoveram palestra sobre o assunto para os alunos do 1º ao 5º anos da EMEI/EMEF Bernardo Ferreira Louzada (Rio do Ouro), na terça (9).
A unidade escolar é vizinha do Parque Estadual Serra do Mar, que tem uma porção contínua preservada de Mata Atlântica, e sempre promove atividades para alunos e comunidades que contemplam a preservação do ecossistema.
Num bate-papo animado com o técnico da Secretaria do Meio Ambiente, Reinaldo Gomes, as crianças puderam conhecer um pouco mais sobre a importância de proteger a vegetação, árvores, nascentes e rios para manter o ar saudável.
Também conheceram a Escala de Ringelmann, um cartão com um furo no centro com cinco padrões de cinza, do mais claro até o preto. O avaliador olha pelo furo em direção à fumaça, se a cor estiver entre o tom 3, 4 ou 5 da escala, a poluição no ar é alta e cabe multa ao infrator.
Alexia Alicia Gomes Barreto, 10 anos, disse que é essencial plantarmos árvores para melhoria do ar. “Aprendi muita coisa sobre as características do ar e de maneiras para mantê-lo saudável”, afirmou.
Ao final, os estudantes fizeram desenhos para expressar de forma criativa o aprendizado durante o encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário