GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 13 de agosto de 2016

Coleta de lixo comum e reciclável Acompanhe e participe das ações em nossa cidade

A gestão do lixo é uma preocupação crescente da sociedade. Em Caraguá, não é diferente e, para isso, o Governo Municipal investe em estrutura e ações inovadoras para incrementar os serviços de limpeza e coleta de lixo na cidade.
De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, a cidade produz em média 3 mil toneladas na baixa temporada e 4 mil na alta temporada, período que inclui os meses de julho, dezembro, janeiro e fevereiro. Na cidade, atualmente o lixo é transportado para o aterro sanitário do município de Jambeiro.
Visando promover a reciclagem de resíduos, a Prefeitura apoia o trabalho das Cooperativas de Reciclagem Maranata e Pegô-Recicla. Além do termo de cessão de uso de dois caminhões e dois galpões para realizarem a coleta e triagem dos resíduos, arca com os custos de água e luz, combustível e materiais de limpeza, além de ceder dois auxiliares administrativos. Os cooperados contam ainda com um apoio social quando não atingem um salário mínimo, recebendo um complemento financeiro até atingir o valor, além da cesta básica e café da manhã.
As cooperativas mantêm parcerias com empresas, condomínios e moradores. Quem quiser apoiar e incentivar a reciclagem de resíduos deve entrar em contato com as associações Pegô-Recicla, que atende o trecho da região sul até o Jd. Britânia e algumas ruas do centro – (12) 3889-4152; e a Maranata, que atende o trecho do Poiares até a Tabatinga – (12) 3883-2388.  Basta verificar o dia que é realizado o atendimento no local de interesse para dispor o lixo reciclável.
Caraguá também contribui com a separação do óleo usado, com o projeto “Caraguatatuba de Olho no Óleo na Água”, desde 2009 conscientizando pais e alunos sobre os danos causados ao meio ambiente pelo descarte incorreto do óleo de cozinha no esgoto. Além disso, incentiva os estudantes e responsáveis a recolher o óleo inservível e doá-lo para a reciclagem.
Em sala de aula fazem a avaliação dos recursos hídricos do município, a distribuição de informativos no entorno da escola sobre a importância do armazenamento e descarte correto do óleo, visitação à Estação de Tratamento de Água e Esgoto na Sabesp, entre outras ações.
 Também será retomado nesse segundo semestre letivo, o projeto “Lixomania, esta mania vai pegar você!”, que tem a meta de trabalhar com os estudantes a importância dos 4 Rs - Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar.
Uma das ações será a de disponibilizar as lixeiras seletivas nas escolas para que as crianças pratiquem a redução do volume de lixo, a reutilização dos materiais descartados, a reciclagem, ou seja, a separação correta dos materiais e o destino correto a cada um deles, e repensar mudanças de hábitos e também sobre o consumo excessivo.
A Secretaria de Educação também promoverá palestras e ações de conscientização sobre questões ambientais em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente Agricultura e Pesca e com a empresa Coletora dos Resíduos Sólidos Recicláveis.

Nenhum comentário: