GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 14 de dezembro de 2014

Sonhos ruins ajudam a processar as emoções

A gente está sempre tentando decifrar os nossos sonhos. Quando vamos contá-los, sempre tem alguém por perto dizendo o que isso ou aquilo significa. Mas, o que será que as nossas verdadeiras emoções têm a ver com os sonhos?

Sonhos ruins ajudam a processar as emoções

Os sonhos ruins são uma forma de o cérebro ajudar as emoções negativas. Já os pesadelos representam uma falha nesse processo, de acordo com estudo da Universidade Yeshiva, em Nova York. A pesquisa mostrou que a regulação das emoções pode ser a principal função do sono REM, estágio do sono durante o qual ocorre o sonho.

De acordo com especialistas, a maioria dos sonhos não é feliz, por isso os sonhos-padrão são os sonhos ruins, que cumprem um papel importante em reorganizar as emoções. Os pesadelos que interrompem o sono podem surgir quando o processo de regulação das emoções falha, oferecendo, ao mesmo tempo, um alívio no momento e um reforço ao sentimento de que a ameaça seria real.

Durante o sono REM, a atividade de certas regiões do cérebro, incluindo o sistema límbico, envolvido na regulação emocional e na memória, aumenta consideravelmente. Os especialistas acreditam que os sonhos têm o papel de processar as emoções ruins, colocando as memórias em um novo contexto e liberando o medo que estaria ligado a elas.

A pesquisa, publicada na revista Current Directions in Psychological Science, sugere que 85% dos adultos têm pelo menos um pesadelo por ano, principalmente durante momentos de muito estresse. As pessoas mais ansiosas são mais propensas a ter problemas com pesadelos, quando esses passam a preocupar as pessoas durante o dia, o que acaba levando à ocorrência de mais pesadelos.

Nenhum comentário: