GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Pesquisadores de Xangai identificaram uma bactéria que pode ser a causadora da obesidade.

Segundo publicação da Veja, cientistas da Universidade Jiao Tong, na China, identificaram bactéria ligada à obesidade


Esse grupo de pesquisadores de Xangai identificaram a bactéria cuja presença nos intestinos pode ser a causadora da obesidade. Em testes feitos em laboratório, os cientistas, descobriram que os ratos que normalmente resistem à obesidade, inclusive quando consomem alimentos com muitas calorias, terminaram engordando após receberem injeções com uma bactéria humana chamada Enterobactéria

Ainda de acordo com a Veja, esses achados foram publicados na edição desta semana do periódico International Society for Microbial Ecology. Mas antes de fazerem experimentos com ratos, os pesquisadores chineses haviam encontrado grandes quantidades dessa bactéria (enterobactéria) no intestino de uma pessoa que sofria de obesidade mórbida. A partir dessa descoberta, a equipe resolveu observar o que o microrganismo provocava no corpo de roedores. Para isso, os animais receberam injeções contendo a enterobactéria ao longo de 10 semanas. Os resultados confirmaram a relação entre essa bactéria e um maior risco de obesidade.

Em outra etapa do estudo, os pesquisadores selecionaram um voluntário obeso que, durante nove semanas,  conseguiu perder 30 quilos seguindo uma dieta à base de cereais e alimentos medicinais chineses tradicionais. De acordo com o artigo, com a dieta e a perda de peso, a presença da enterobactéria no intestino dessa pessoa chegou a um nível indetectável. O próximo passo dos pesquisadores, é identificar mais bactérias que influenciam no risco da obesidade.

Nenhum comentário: